Rio Pedreira - (Oiapoque) Foto: Marcomede Rangel |
O Amapá é o estado amazônico com cobertura florestal mais bem preservada do país. Com uma grande biodiversidade, o Estado mais ao norte do país possui belezas incomparáveis e um grande potencial para o turismo de aventura e o ecoturismo. O Amapá, com uma área de mais de 142 mil quilômetros quadrados, é banhado pelo Oceano Atlântico e, apesar disso, existe apenas uma praia de águas salgadas no território. Tudo isso pela grande quantidade de rios e afluentes (ao todo, 600 quilômetros), com destaque para o imponente Rio Amazonas.
Densas florestas preservadas, o espetacular encontro das águas do Amazonas e do Atlântico. A vida levada ao ritmo dos rios, das matas e de tambores de marabaixo. O Amapá é refúgio de belezas naturais temperads com tradições culturais únicas.
O Amapá, mais precisamente a capital Macapá, está geograficamente localizada entre os hemisférios Norte e Sul da Terra, cortada pela linha imaginária do Equador. Esta situação dá a cidade atrações voltadas para os fenômenos naturais, como o equinócio. Na latitude 0º da capital amapaense existe uma das atrações mais visitadas da cidade, o Complexo do Marco Zero.
O pólo ecoturístico do Amapá abrange os município de Oiapoque, Pracuúba, Tartarugalzinho, Serra do Navio, Macapá, Mazagão e Laranjal do Jari. Macapá é a única capital brasileira cortada pela linha do Equador, onde pode-se observar o Equinócio, fenômeno natural que acontece no momento em que o Sol tem sua trajetória alinhada à Linha do Equador, e é ao mesmo tempo, o portão de entrada do Pólo Amapá.