Ponte da União (liga Cruzeiro do Sul ao segundo distrito e a Capital - Foto: Agencia de Noticias do Acre Gleilson Miranda (Licença-cc-by-2.0) |
Conhecido como a 'Terra dos Náuas', nome da tribo de índios que habitam a região. Tem seus encantos, como: igarapés mágicos, praias de areias claras e finas, pescarias pelos rios e a vegetação selvagem da floresta. Além disso, Cruzeiro do Sul é cercada de construções e monumentos que simbolizam e guardam a história e grandeza do seu povo.
O nome poético homenageia a constelação que domina o céu do Brasil. Mas a cidade está encravada em outro símbolo registrado nas cores da bandeira: na floresta amazônica, às margens do Rio Juruá, no extremo Oeste do Brasil. Perto dali foi criado o mais recente parque nacional: o da Serra do Divisor.
Cercada de construções e monumentos que simbolizam o seu povo e cultura, não deixe de visitar o 'Fórum Civil Caio Valadares', construído em estilo neoclássico. Ali já funcionou também como o primeiro Tribunal de Apelação do Alto Juruá. Em sua biblioteca, é mantido um grande acervo de obras estrangeiras raras, bem como, mobiliários do começo do século XX.