Alma de Bonsucesso - Foto: Noticias de Fronteira |
Num seringal chamado Cumaru, em Assis Brasil, vê erguer-se à veneração dos fiéis, há anos de que a tradição perdeu a conta, a capelinha milagreira da Alma de Bom Sucesso (canonizada pelo povo como Santa Raimunda), numa clareira dentro de espessos e vastíssimos tabocais. É muito grande o número de peregrinos que aflui de toda a região acreana ao local onde a santa de Bom Sucesso (nome da colocação em que vivia) espalha milagres e milagres sem conta.
A lenda é demais conhecida desde as cabeceiras à boca do Acre. Há muitos anos, por volta de 1910, uma mulher, em plena selva, sentiu as dores do parto, e, sem ninguém que a assistisse, aliviou-se, dando à luz duas criancinhas. Afastando-se, talvez, grande distância, de seu tapiri, não tinha pensado que o parto ocorresse durante a viagem.
Sozinha, no seio da mata, sem cuidados de segundos, por motivos não conhecidos, que podem ter sido diversos, não pode resistir e, assim, nessa situação, entregou a alma a Deus. Mais tarde, foram encontrados os corpos da infeliz mãe e de suas filhinhas sobre um grande formigueiro.