Parque Nacional da Serra do Divisor (Vale do Juruá) Foto: Mancio Lima |
O Pólo Ecoturístico Vale do Juruá abrange os municípios de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Porto Walter e Marechal Thaumaturgo e é apontado por especialista como uma das regiões com maior biodiversidade da Amazônia. Seus maiores atrativos são o Parque Nacional da Serra do Divisor, localizado na fronteira com o Peru, e as terras habitadas pelos índios Ashaninka.
A diversidade de manifestações culturais, como o rico artesanato indígena e as festas regionais, incluindo o Santo Daime, completam os atrativos ecoturísticos do Acre. As florestas do Acre são reconhecidas em todo o mundo pela sua biodiversidade, entretanto, esse não é o único atrativo que o estado oferece para os seus turistas. Nessa região além de uma grande riqueza de espécies estão populações que há séculos habitam o local e sobrevivem dos seringueiros.
Para essas pessoas a floresta possui uma importância difícil de descrever, foi essa ligação tão intensa que ajudou a fomentar lutas como a liderada por Chico Mendes que faleceu em 1988 na cidade de Xapuri. Mendes entrou para a história por defender os direitos das pessoas que para ele eram os povos da floresta.