Quibes de Mandioca - Foto: Governo do Acre |
Estas receitas são de influência árabe. O quibe é muito popular nos países árabes, porém já se tornou parte da culinária acreana. Apesar de ser normalmente feito com farinha tabule e carne moída, os acreanos têm receitas diferentes, com mandioca. Originário do Oriente Médio o quibe é um prato típico da região dos países árabes. O seu preparo mais comum é uma massa de carne moída e trigo tabule, recheada originalmente com carne de carneiro e ervas. O quibe é um prato popular também na América do Sul onde foi introduzido pelos imigrantes sírio-libaneses.
O quibe foi incorporado à gastronomia acreana com mudanças bastante significativas no seu preparo, como a massa de macaxeira, raiz bastante consumida em toda a Amazônia. A criatividade e paladar do acreano foi além, o arroz também pode substituir a tradicional massa do quibe. Em outros estados o quibe de macaxeira é conhecido como croquete de carne, mas em qualquer lanchonete e restaurantes do Acre os quibes de macaxeira e de arroz são sempre uma ótima pedida.
Ingredientes
Massa: dois quilos de mandioca
Cem gramas de queijo parmesão
Duas colheres de margarina ou manteiga
Sal e açúcar a gosto
Dois ovos
Farinha de rosca
Orégano e noz moscada
Recheio
Queijo
Carne moída
Lingüiça ou frango
Cheiro verde
Milho verde
Pimenta do reinoAlho e cebola
Como fazer
■ Para fazer o quibe de macaxeira, é preciso colocá-la para cozinhar na água com sal. Não deixar que fique muito mole.
■ Depois de bem cozida, amasse com um pouco de água. Fazer bolinhos com ela e coloque dentro a carne refogada, com os mesmos temperos do quibe tradicional ou a gosto. Fritar até dourar.
■ Para fazer o quibe de arroz, cozinhar o arroz da quinta com colorau e sal. Deixe ficar mole e amasse até que forme uma espécie de massa.
■ Forme os bolinhos e coloque dentro a carne refogada com os temperos do quibe tradicional ou a gosto. Frite até dourar.
Fonte: Cheff Fafa