Por do Sol em São Miguel - Foto: Otavio Nogueira (Licença-cc-by-sa-2.0) |
São Miguel do Gostoso (anteriormente conhecido como São Miguel de Touros) foi fundado em 29 de Setembro de 1884. A emancipação do município se deu em 16 de julho de 1993, tendo a primeira eleição em 1996. O nome São Miguel de Touros persistiu por algum tempo, o que deixou a população descontente. Após inúmeras reivindicações, o nome foi finalmente mudado para São Miguel do Gostoso no dia 19 de novembro de 2000 após a realização de um plebiscito municipal.
Diz a lenda que um senhor da região, Manoel Gostoso, abrigava os mascates que passavam pelo povoado. A hospedagem sempre gerava amizades e em meio a essa integração, o dono da casa, dotado de um humor inigualável, contava histórias pitorescas. Dono de uma risada gostosa, o referido senhor começou a ser conhecido como Seu Gostoso. Assim, os viajantes começaram a se referir àquele local como Gostoso e o nome começou a ser utilizado pelos moradores do povoado.
Segundo uma antiga moradora, no dia 29 Setembro 1899, o Sr. Miguel Félix Martins, primeiro morador do Gostoso, por força de uma promessa feita a São Miguel inaugurou uma igreja e colocou na mesma a imagem de São Miguel. A partir daí, o santo foi aclamado como padroeiro do Gostoso. Até esta data, o nome do povoado e vila de pescadores era simplesmente Gostoso. Com a inauguração da igreja e tendo São Miguel como padroeiro, a população, sem medo de pecar, juntou São Miguel à Gostoso, surgindo então o nome que permanece até hoje.