Últimos posts
Natal - Cultura - Praças Históricas
Panorâmica da Praça Pedro Velho - Foto: R.Lucena - (Licença cc-by-sa-2.0)
Panorâmica da Praça Pedro Velho - Foto: R.Lucena - (Licença cc-by-sa-2.0)

Principais Praças Históricas de Natal

Praça André de Albuquerque
A Praça André de Albuquerque, também conhecida popularmente como Praça Vermelha, está situada no bairro da Cidade Alta, em Natal, capital do estado do Rio Grande do Norte. É o ponto geodésico da cidade e também o seu marco zero. Seu nome se deve ao revolucionário André de Albuquerque Maranhão, que lutou ao lado dos revoltosos de Pernambuco na Revolução Pernambucana.

Sua criação se deu no ano de 1888, por parte da Câmara Municipal de Natal, que então renomeou a Rua Grande, dando-a o seu nome atual. Entre o final do século XIX e os tempos atuais, a praça sofreu inúmeras intervenções dos mais diversos governos, que lhe acrescentaram monumentos, modificaram seu paisagismo e adicionaram novos aparelhos públicos.

A praça é uma das mais importantes da cidade, não apenas por ser o local de nascimento da mesma, mas por estar situada na confluência de prédios de grande importância para a sociedade natalense, como a Catedral Velha e o Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte.

Praça das Mães
A Praça das Mães foi construída em 1909, com o nome de Praça Pedro Velho que era o irmão do então governador do estado Alberto Maranhão. Muitas histórias dão origem ao nome da praça. A mais difundida delas é que a praça possui o nome de Praça das Mães devido as mães que esperavam seus filhos nela durante a Segunda Grande Guerra, nos anos de 1939 à 1945. Porém, nem todos os historiadores concordam com essa história.

Segundo o historiador e escritor Itamar de Souza, a homenagem as mães partiu do então prefeito da capital José Pinto Freire, que inaugurou a praça oficialmente. Segundo Souza, no local “havia um busto, feito em mármore claro elaborado pelo artista plástico Dorian Gray: uma mulher com um filho no colo. Além de bancos, luminárias, jardins etc”.

Em 1968, o monumento foi trocado por outro, também de Dorian Gray, feito em mosaico. Nas imagens, há uma mãe que amamenta o filho e protege os filhos. Uma alusão ao nome da praça.

 

werwre
Conheça mais sobre Natal
Conheça Natal
Publicidade