Grupo de Cultura Popular do Rio Grande do Norte - Foto: Cultura Viva - (Licença cc-by-sa-2.0) |
Principais Festas Tradicionais em Natal
Janeiro
Festa de Santos Reis (bairro de Santos Reis/Natal): Grande festa popular, com shows musicais e eventos religiosos, aberta ao público.
Festa de N. S. Navegantes (Rio Potengi/Redinha): Procissão religiosa com saída de barcas e celebração campal.
Fevereiro
Carnaval: O carnaval é comemorado por várias cidades do Estado, com blocos e trios na rua durante todos os dias de folia. Os mais populares são: Macau, Pirangi e Paus dos Ferros. Em Natal vários blocos organizam saídas de rua em Ponta Negra, Ribeira e Centro da Cidade. A festa mais concorrida é o Baile das Kengas, onde são eleitos o Rei Momo e a Rainha do Carnaval, além do tradicional e inusitado concurso de travestis.
Março
Mártires de Cunhaú (São Gonçado do Amarante): evento religoso que encena o conflito ocorrido no Séc. 19, entre índios e missionários, que resultou no massacre dos religiosos. Os mártires foram beatificados pelo Papa João Paulo II no ano de 2000.
Abril
Paixão de Cristo (Carnaúba dos Dantas e Natal): por todo o Estado ocorrem encenações da Paixão de Cristo que atraem multidões. As mais famosas são a de Carnaúba dos Dantas e a de Natal, realizada no Anfiteatro do Campus Universitário.
Maio
Festival MADA (Natal): um dos mais respeitados festivais de rock e música alternativa do Nordeste, o Mada (Música Alimento da Alma) reúne milhares de espectadores e bandas de todo o Brasil. www.festivalmada.com.br
ForróFolia (Parelhas): Festa popular no período das comemorações da padroeira da cidade
Junho
Mossoró Cidade Junina (Mossoró): o evento já é considerado o maior São João do RN, com atrações musicais nacionais e vários shows e atividades culturais paralelas durante todo o mês de junho na cidade.
Festival de Quadrilhas de Natal (Natal): a disputa pelo prêmio de melhor quadrilha junina, que reúne milhares de jovens de dezenas de agremiações de todo o Estado, vira um espetáculo para o público.
Julho
Festa do Bode (Mossoró): A maior exposição de caprinos e ovinos do Oeste Potiguar. Além da feira de negócios, acontece também uma programação cultural com shows e atrações musicais.
Festival da Gastronomia (Martins): Os amantes da boa mesa sobem a serra para curtir o inverno e Martins. No Festival, chefs de cozinha de todo o Estado disputam o melhor prato do ano. O evento também traz shows musicais.
Festa de Santana (Caicó, Currais Novos e Santana do Matos): Padroeira mais festejada do Estado, Santana é comemorada em procissões e romarias durante todo mês. Paralelo à festa religiosa acontecem as vaquejadas e os shows de forró.
Agosto
Festa de N. S. Navegantes (Areia Branca, Guamaré, Macau): a protetora dos pescadores é comemorada em grande estilo nas três cidades, com procissõe marítimas e terrestres e festas profanas abertas ao público.
Setembro
Carnavais Fora de Época: Três cidades comemoram, fora de época o carnaval: Currais Novos realiza o Carnaxelita, Ceará Mirim promove o Ceará-Mirim Fest e Mossoró cai na folia com o Carnativa.
Auto da Liberdade (Mossoró): a cidade comemora sua reputação de ser vanguarda com uma grande festa popular onde são lembrados fatos importantes como a abolição da escravatura 5 dias antes da Lei Áurea, o 1º voto feminino da América Latina e a Resistência ao bando de Lampião em 1927. Atrações culturais e shows musicais atraem milhares de visitantes para a cidade nesse período.
Outubro
AssuFolia (Assu): é a vez de Assu fazer o seu carnaval fora de época com blocos e trios elétricos nas ruas da cidade.
Festa do Boi (Parnamirim): o maior evento de negócios agropecuários do Estado é feito no parque de exposições de Parnamirim, trazendo ainda atrações musicais e curiosidades grastronômicas de todas as regiões do Estado.
Novembro
Festa de N. S. Apresentação (Natal): A padroeira de Natal recebe missa campal na Pedra do Rosário e na Nova Catedral, numa procissão que atrai milhares de devotos, todos os anos.
Muitos Carnavais (Natal): uma das mais tradicionais prévias, reúne milhares de foliões no bairro histórico da Ribeira.
Dezembro
Carnatal: Considerada a primeira micareta (carnaval fora de época) do Brasil, o Carnatal entrou para o calendário nacional, reunindo milhões de foliões: www.carnatal.com.br.
Auto de Natal: O aniversário de Natal é tradicionalmente comemorado com um grande espetáculo ao ar livre onde o nascimento de Jesus é re-encenado, a cada ano, por um elenco de centenas de atores, trazendo sempre, atrações nacionais.