Canyon dos Apertados- Foto: Alcides Galina |
Em Currais Novos, existem inúmeros atrativos turísticos a serem explorados e dentre esses, selecionamos os quais consideramos como os mais importantes, além de interessantes:
Túneis inativos da mineradora
A Mina Brejuí, localizada a sete quilômetros da cidade, transformou-se em ponto de atração, abrindo suas instalações aos visitantes que podem percorrer os túneis inativos da mineradora, caminhar pelas trilhas da scheelita e conhecer a história da mineração curraisnovense, da família e do pioneiro na exploração da scheelita no Memorial Tomáz Salustino.
O marco de fundação da cidade
Outros pontos turísticos que merecem destaque, são: o povoado de Totoró, a nove quilômetros da cidade, onde se encontra o Museu Arqueológico; a Pedra do Navio, na saída da cidade em direção a Natal; o Canyon e a cachoeira dos Apertados; a Matriz de Sant´Anna; e o complexo urbano composto pelas praças Cristo Rei e desembargador Tomáz Salustino, onde se encontram a réplica da imagem do Cristo Redentor carioca em tamanho menor, o marco de fundação da cidade, o Hotel Tungstênio e o coreto.
Dá prá ver a presença do minério na rocha
Caminhar em um extenso túnel subterrâneo – são mais de 60 quilômetros de escavações -, observar os trilhos por onde o minério era escoado, as galerias e os grandes vãos. Quando se apagam as luzes, uma lanterna especial detecta e mostra a presença do minério na rocha. O passeio inclui um tour pela sede da mineradora, transformada em museu com objetos de trabalho, a descrição dos usos da scheelita e amostras de metais.