Ilha de Galinhos - Foto: Canindé Soares |
Principais Ilhas e Cavernas do Rio Grande do Borte
Dos cinco grupos de ilhas distantes da costa em território brasileiro, dois ficam no Estado do rio Grande do Norte e apresentam paisagem deslumbrante e fauna muito rica: Penedos de São Pedro e São Paulo - Localizadas a cerca de 900 km a nordeste do estado do Rio Grande do Norte, constituem rochedos em forma de meia-lua, cobertos de guano (fezes de aves marinhas) e cercados de perigosos recifes.
Atol das Rocas
É uma pequena ilha formada por corais, de difícil acesso devido à grande quantidade de recifes, situada a 240 km a nordeste do estado do Rio Grande do Norte. Nesta ilha foi criada, em 1979, a primeira reserva biológica do país.
Complexo Turístico Ilha de Santana
Trata-se de uma praça pública construída sobre uma ilha fluvial localizada no rio Seridó, no centro da cidade de Caicó, no estado do Rio Grande do Norte. O nome foi escolhido em homenagem a padroeira da cidade e a proximidade com a catedral. Inaugurado em 23 de julho de 2008, foram investidos 18 milhões de reais em sua construção, se tornando o maior complexo turístico do Rio Grande do Norte;
Esse complexo foi construído para incrementar o turismo de eventos na região, como a Festa de Santana, Carnaval, Moto Fest, Festival Gastronômico, Feira de Negócios e a Expoboné.
Ilha de Galinhos
Galinhos fica em uma península de difícil acesso a 166 quilômetros de Natal. O jeito mais rápido de chegar é por barco a partir de uma praia próxima, Pratagil, em uma travessia de 20 minutos. A dificuldade do acesso de Galinhos deixa o local praticamente intocado, com salinas naturais formando pirâmides e as praias como a do Farol, um dos poucos pontos onde é possível encontrar traços de civilização.