Portico de entrada de Portalegre - Foto: Marcos Elias de Oliveira Junio (Licença-cc-by-sa-1.0) |
Portalegre fica no alto de uma serra e lá o visitante encontra as atrações naturais em estado bruto. As serras são de beleza exuberante. Os mirantes são uma atração a mais na localidade. Os mais conhecidos são os da Bela Vista e da Ponta da Serra, este um enorme lajedo com depressões na superfície, que acumula água e forma verdadeiras piscinas. No artesanato, o destaque é para as redes de dormir.
Principais Pontos Turísticos:
Pedra do R
É bastante visitada, porque faz referência à realeza, ou seja, ao Rei de Portugal, no período colonial. A pedra, de aproximadamente 1,50 metro de altura, tem a letra R esculpida em alto relevo e serviu para demarcar a segunda fazenda da vila, pertencente ao senhor Carlos Vidal Borromeu.
Prédio antigo
Outro ponto turístico da cidade que preserva os traços do período colonial é o prédio onde funcionou a cadeia pública de Portalegre. Hoje, é o centro histórico. O estilo arquitetônico da era colonial ainda é percebido em algumas casas do centro da cidade e também no mercado público.
Igreja Matriz
Traz em suas pedras a história do povo portalegrense, assim como a sua religiosidade e fé. A padroeira Nossa Senhora da Conceição é festejada no dia da fundação da cidade, 08 de dezembro.
Engenhos de Cana-de-açucar
Desse período ainda é preservada a maneira de se fazer caldo de cana, mel e rapadura. Tudo produzido em engenhos de cana-de-açúcar que geraram riquezas para os seus donos. Conhecer esses locais é como entrar em uma máquina do tempo e voltar ao passado.
Casas de Farinha
Também unem passado e presente. A forma artesanal de se trabalhar a mandioca resiste até os dias atuais. E são elas que ainda geram empregos na cidade e conseguem unir famílias para a produção.
Cachoeiras
A água é um elemento bastante presente na Serra de Portalegre e configura atrativos como a Cachoeira do Pinga e a Cachoeira da Chã de Vila, as mais visitadas. Delas é possível ver o arco-íris formado pelo cair da água. Existem também alguns olhos d’água e riachos que serviram, por algum tempo, como demarcadores naturais das terras.
Rochas
As formações rochosas da cidade encantam os turistas, como as que lembram torres de castelos medievais, de onde se pode ter a mais bela vista do município de Portalegre e cidades vizinhas. O acesso ao local se dá através de trilhas.
Cultura
A cidade de Portalegre tem um passado bastante rico em história, lendas e atividades culturais. Pode-se ressaltar a religiosidade do povo e a devoção a Nossa Senhora da Conceição.
A culinária é marcada pelas tapiocas e beijus (feitos com goma de mandioca produzida na cidade).
O caju e a castanha são cultivados pela população, vale ressaltar a delícia que é a cachaça com essa fruta, também, produzida na cidade. Outro grande destaque na cultura da cidade é a Dança de São Gonçalo, praticada por diversos membros da comunidade, lembrando-se que apenas negros podem dançá-la na cidade de Portalegre.