Igreja Matriz de Luzilandia - Foto- Revista Az |
Na bela Luzilândia, existem inúmeros atrativos turísticos a serem explorados e dentre esses, selecionamos os quais consideramos como os mais importantes, além de interessantes:
Passeio na Lagoa do Cajueiro
Nos municípios de Luzilândia e Joaquim Pires situa-se a Lagoa do Cajueiro, uma das maiores do Piauí, com uma área de 17km2, dos quais 10,38 pertencem ao município de Joaquim Pires. A lagoa tem contorno de 37,7km2, para uma profundidade de 2,2m. Segundo medidas oficiais, possui uma capacidade de 34 milhões de metros cúbicos (150.000.000l), segundo Luiza Oliveira, e de 80.000.000l, na opinião de Caldas Lima. (João Gabriel Baptista in “Geografia Física do Piauí, 1989”.).
Além do seu potencial hídrico-pisceo, com várias espécies de peixes, a Lagoa do Cajueiro é dotada de paisagens exuberantes, com morros ao seu redor, tem algumas ilhas e a misteriosa 'pedra encantada'. Serve de suporte hídrico ao Projeto Irrigado Lagoa do Cajueiro, do DNOCS, implantado em 1974 na localidade Morrinhos, território luzilandense, e possui uma pequena estrutura turística na ilha do cajueiro, zona urbana de Joaquim Pires.
Apreciar um por do sol à margem do Complexo Beira Rio
Pôr-do-sol em Luzilândia é um verdadeiro espetáculo diário de deslumbre da natureza. O rio Parnaíba, com forte correnteza, largo e volumoso, banha o município. Em uma de suas margens, o cais e os atracadouros. A Avenida Beira-Rio, a ribeirinha (bar e restaurante), além de pizzarias, lanchonetes e restaurantes e a memória do ‘Porto das Pedras’, hoje embelezam e agitam Luzilândia.
Na outra margem uma vista panorâmica do bucólico distrito de São Bernardo, Porto Formoso, no vizinho estado do Maranhão. Pequenos barcos estão sempre fazendo travessia pelo rio.