Dançarinos de Xaxado - Foto: Comunidade Cultural |
O Xaxado é uma das principais danças típicas do sertão/agreste pernambucano. Exclusivamente masculina, originária do sertão de Pernambuco e, segundo Luís da Câmara Cascudo (Dicionário do Folclore Brasileiro), divulgada até regiões da Bahia pelo cangaceiro Lampião e pelos integrantes do seu bando.
Os pernambucanos Luiz Gonzaga e Lampião são figuras antológicas do sertão nordestino. O primeiro, conhecido como o Rei do Baião, foi um dos artistas mais influentes da música brasileira; e o segundo, conhecido como o Rei do Cangaço, difundiu uma das principais danças típicas sertanejas, o xaxado.
As cantoras pernambucanas Cynthia Zamorano e Clarice Falcão, assim como muitos artistas oriundos do estado, diversificaram sua área de atuação: a primeira tornou-se jurada em importantes programas de TV; e a segunda tornou-se um fenômeno da internet brasileira ao atuar no canal de humor Porta dos Fundos.
Segundo o poeta Jayme Griz, Lampião não foi o inventor da dança (que já era conhecida no sertão e agreste pernambucanos desde 1922), mas apenas seu divulgador. A dança é um rápido e deslizado sapateado. Originalmente, não tinha acompanhamento instrumental: os dançarinos apenas repetiam, em uníssono, a quadra e o refrão. No caso dos cangaceiros, justificava-se a ausência da figura feminina porque o rifle era a dama. Posteriormente, o xaxado ganhou acompanhamento musical - zabumba, pífano, triângulo, sanfona- e passou a aceitar a participação de mulheres.