Mergulho em naufrágios de Porto de Galinhas-Pe - Foto: Brasil Mergulho |
Principais pontos de Mergulho em Porto de Galinhas
Existem mergulhos livres e autônomos (batismos) em apnéia ou Scuba, nas piscinas naturais ou em diversos pontos de mergulho profundo no litoral de Porto que possibilitam a visualização de uma grande diversidade de espécies marinhas, lagostas, camarões, diversos tipos de corais e etc.
São 7 pontos de mergulho próximo ao litoral de Porto e 3 pontos no mar próximo a Ponta de Serrambi onde existem três navios / rebocadores afundados. Veja a seguir os pontos de mergulho identificados por uma das empresas organizadoras desta atividade em Porto de Galinhas. (Obs. Os pontos podem ser localizados no Mapa de Porto de Galinhas neste Portal).
Pedra do Ada (28m) é uma laje com significativa diversidade de vida marinha; local propício para fotos submarinas.
Boca da Barra (12m) é uma bancada de arrecifes a 200m da praia que permite mergulho diurno e noturno, onde se pode ver lagostas, peixe-pedras, polvos, linguados, moréias, chirugiões, poliquetas e loretas.
Poço da Paixão (12m) é uma bancada de arrecifes a 200 metros da praia que frequentemente permite avistar lagostas, polvos, linguados, moréias, chirugiões e peixe-pedras.
Bolo (25m) é uma laje de arrecifes, em forma de bolo, por isso a denominação. Podem ser vistas arraias, moréias, ciobas e dentões.
Navio do gás (11m) é o navio IGEL afundado em 1959 a 500m do litoral de Porto de Galinhas e que transportava uma carga de gás de Salvador para Fortaleza.
Trinta (30m) são cabeças de arrecifes, que formam corredores e túneis a 5 milhas da costa. Podem ser vistos arraias, moréias, ciobas, dentões, tartarugas e tubarões.
Gonçalo Coelho (33m) é uma embarcação militar (67 m de comprimento) afundada propositalmente, para mergulho autônomo em 1999. O ponto permite visibilidade no verão de 25 a 30 metros. É freqüente encontrar cardumes de peixes de todos tamanhos: dentões, ciobas, moréias gigantes, tartarugas, arraias, e meros.
Galeão (35m) é um barco que sofreu um antigo naufrágio (provavelmente em 1700) a 18 milhas da costa de Serrambi. Os pescadores chamam a região de “carvoreio” e pode-se ver uma quilha de madeira, com pedaços de casco, duas ancoras enormes e significativa diversidade de vida marinha. As partes que restaram não permitem identificar o tipo de barco. Deve ter sido um galeão ou um veleiro de carga.
Rebocador Marte (33m) é um rebocador afundado propositalmente a 12 km da costa de Serrambi para mergulho autônomo em abril 1998. Permite visibilidade no verão de 25 a 30 metros onde freqüentemente se avistam cardumes de peixes pequenos, dentões, ciobas, moréias gigantes, tartarugas e arraias. Veja a seguir um filme feito por um visitante e postado no Youtube de um mergulho promovido neste Rebocador por uma das operadoras de mergulho de Porto de Galinhas.
Taçaíba (18m) é uma lage de arrecifes a 2 milhas da costa onde podem ser realizados mergulhos em correnteza. Frequentemente se avistam corais, esponjas, peixes de moradia e peixes de passagem. São também promovidos passeios com mergulhos em manguezais de rios (rio Ariquindá, no Município de Tamandaré).