Praia de Candeias - Foto: Bruno Stanly (Domínio Publico) |
Além de curtir as praias, visite também os Montes Guararapes, local das batalhas históricas. É lá que está localizada uma das mais belas igrejas de Pernambuco, a de Nossa Senhora dos Prazeres, construída em 1565, com fachada revestida em azulejo. O local também é espaço para festejos - em abril acontece a concorrida Festa da Pitomba (fruta regional), reunindo grupos de maracatu, cordelistas e cirandeiros.
Conheça os templos mais famosos de Jaboatão:
Matriz de Santo Amaro
Construída em 1691 num dos locais mais altos da cidade. Em 1852, passou por reforma que a deixou nas proporções atuais. Sua fachada possui cinco portas na parte inferior e cinco portas-janelas na parte superior. O interior é marcado pela simplicidade com destaque apenas para o altar-mor.
Nossa Senhora dos Prazeres
Data do século 17. Sua construção reverencia a vitória dos católicos luso-brasileiros sobre os holandeses na Batalha dos Guararapes, que decidiu a retomada das terras da coroa portuguesa à Companhia das Indias Ocidentais. A atual construção é resultado de sucessivas reformas. No fundo da nave, há um grande painel histórico representando cenas da famosa batalha. No alta-mor repousam os restos mortais de André Vidal de Negreiros e João Fernandes Vieira, heróis da chamada Restauração Pernambucana. Localiza-se no Parque Histórico dos Guararapes.
Igreja Nossa Senhora de Piedade
Localizada à beira mar da Praia de Piedade, data de 1683. Sua referência mais antiga está inscrita sobre o jazido de Francisco Gomes Salgueiro - seu fundador, que doou a capela à Ordem Carmelita. Sofreu várias reformas e melhoramentos ao longo da sua história. Seu estilo é maneirista. É uma construção em alvenaria de pedra, com anexo de um convento erguido no século XVIII. Em seu entorno encontram-se construções de edifícios altos, bares e restaurantes.
Igreja de Nossa Senhora do Livramento
Localizada na Rua de Santo Amaro, Centro de Jaboatão, foi construída no final do século XVIII. Possui planta de nave única com corredor lateral, além de capela-mor profunda. Seu interior é adornado por falsas janelas, fazendo composição com as aberturas do corredor lateral. O frontispício é marcado pelo frontão triangular com pináculo lateral. As portas e janelas superiores são emolduradas por arco pleno. É possível visitá-la mediante solicitação das chaves na casa ao lado.
Igreja de Nossa Senhora do Rosário - Muribeca
Localizada na Rua da Matriz, no Povoado de Muribeca, foi erguida no século XVII, pela Irmandade S. Sacramento. Durante a invasão holandesa foi depredada e transformada em fortificação, sendo reconstruída em 1781 pelo proprietário do Engenho Santo André, Felipe Campelo. No frontispício, portas e janelas em arcos abatidos, emoldurados com cercaduras e adornos. A Igreja destaca-se no conjunto, por sua proporção e imponência.
Igreja de Nossa Senhora do Rosário - Centro
Localizada na Praça Nossa Senhora do Rosário, no Centro de Jaboatão, levou 25 anos para ser construída e o seu projeto foi concluído em 1960. Sua fachada é composta por duas portas menores. Seu interior é simples tendo nave única, dois altares laterais e um altar-mor em mármore com imagem de Nossa Senhora do Rosário. Por toda a extensão da nave estão janelas com vitrais. Pode ser visitada nos horários de missa. Situa-se na parte baixa, no local mais antigo do Centro de Jaboatão, em meio ao núcleo comercial.
Igreja de Nossa Senhora do Loreto
Está localizada na Rua Nossa Senhora do Loreto, em Piedade. Essa antiga Igreja tem no seu frontispício a data de 1660. Fala-se, que pela data, é de supor que tenha sido edificada por promessa feita por algum proprietário de terras daquela época, após a guerra holandesa. É uma capela maneirista, construída em alvenaria de pedra e coberta com telhado em duas águas. Não se tem referência de quem a fundou. Sabe-se que passou para a propriedade da Ordem dos Beneditinos, quando sofreu reformas e melhoramentos. O seu entorno é composto por casas residenciais, chamando a atenção o belo jardim que a circunda.
]Santuário Basílica de Nossa Senhora Auxiliadora
O Santuário, localizado nas cercanias do Centro de Jaboatão, foi construído em 1915, pelo padre italiano Antônio Villar, a pedido de Dom Bosco. Foi erguido sobre um monólito, de uma grande pedra, medindo 36,50 metros de comprimento, 22 metros de largura e de aproximadamente 11 metros de altura, localizada no antigo Engenho Suassuna, hoje Colônia dos Padres Salesianos. O Santuário é de estilo romântico com forma externa bizantina. No frontispício, encontra-se a imagem de Nossa Senhora Auxiliadora com 4 metros de altura.
O Santuário está vinculado à Basílica de São Pedro, no Vaticano, e concede às pessoas que o visitam as mesmas indulgências propiciadas pela Basílica Romana. Destaque para os quadros das estações da Via Sacra, ladeando o Santuário. Em 1918 deu-se a inauguração da escadaria com 52 degraus, que leva à Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, em baixo da pedra, na qual foi erguida a Basílica. Pode ser visitada diariamente das 07:00 às 18:00 ou no horário da missa aos domingos às 10:00. Situa-se no alto do monte de onde se tem uma bela visão da mata e dos canaviais.
Parque Histórico Nacional dos Guararapes
Está situado no bairro de Prazeres, em Jaboatão dos Guararapes. Berço da nacionalidade brasileira, nos seus Montes Guararapes, hoje Parque Histórico Nacional dos Guararapes, foram travadas as batalhas decisivas contra os invasores holandeses, na Guerra da Restauração Pernambucana no século XVII. No local, encontram-se a Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres, praças, belíssimos mirantes e um espaço cultural, com maquete e painéis alusivos às batalhas. É um dos mais importantes locais históricos do Brasil. Foi palco das batalhas decisivas travadas entre luso-brasileiros e holandeses, sendo considerado Parque Nacional em 1971, pelo IPHAN.
Nas encostas dos seus morros, os holandeses foram derrotados em 1648 e 1649. Após a rendição dos flamengos, o governador de Pernambuco, Francisco Barreto de Menezes, mandou erguer uma capela (hoje Igreja) votiva a Nossa Senhora dos Prazeres, em Ação de Graça pelas duas vitórias alcançadas. O parque tem uma área total de 363 hectares. O relevo acidentado é formado por três elevações, denominados Oitizeiro, Telégrafo e Ferradura - Montes Guararapes.
No Morro da Ferradura está situada a Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres que se destaca na paisagem. Em frente á Igreja existe um Cruzeiro, que chama a atenção. O entorno do Parque é marcado por excelentes mirantes das praias de Jaboatão e do Recife. Destaque para o belvedere principal, onde o visitante poderá observar uma maquete do Parque, com simulação das batalhas ocorridas e painéis explicativos.
Usinas e Engenhos
Engenho Santana
Localização: bairro de Sucupira, próximo ao bairro de Socorro
Construção: meados do século XIX
Engenho Duas Unas
Localização: Jaboatão Centro, às margens do Rio Duas Unas
Construção: final do século XVIII
Usina Bulhões
A Usina Bulhões, antigo Engenho São João Batista, está localizada á esquerda da rodovia PE-07, partindo de Jaboatão Centro, próximo ao Rio Jaboatão. Sua fundação é datada de 1575.
Usina Jaboatão
Situa-se a 5,3 Km de Jaboatão Centro. Esta Usina surgiu de um antigo engenho, o Engenho Jaboatão, que era movido a água. Lá, em 1857, residiam 154 pessoas, sendo 28 escravos. A construção da Casa-Grande data de 1790, tendo sido reduto de pregação política revolucionária, passando a ser conhecida como Academia Suassuna. A fachada da Casa-Grande é imponente. É uma construção em dois pavimentos com planta retangular. Uma bela arcada dá acesso a entrada que é feita por escadaria. Ladeando a entrada, estão cinco janelas de cada lado.
Tanto na parte inferior como na superior, todos os vãos são em madeira. Da antiga usina restam a fábrica, com maquinarias abandonadas, o bueiro e a casa do gerente. Situa-se em terreno elevado, o que lhe dá grande destaque no sítio, tendo o seu entorno marcado por fruteiras.
Usina Muribeca
Localizada às margens da Via de Integração Prazeres - Jaboatão Centro - Muribeca, foi fundada em 1889, pela Companhia Açucareira de Pernambuco. Sua desativação data de 1965. Atualmente encontra-se em ruínas, estando em atividade apenas a escola e a vila dos antigos trabalhadores da usina.
Engenho Duas Unas
O engenho provavelmente foi construído no final do século XVIII. Em 1937 o engenho modernizou-se e começou a funcionar como Usina Duas Unas. Do antigo engenho restam apenas a Casa-Grande e um pequeno galpão. A Casa-Grande foi construída nos fins do século XIX em estilo eclético. Encontra-se em regular estado de conservação, servindo como residência. É imponente, destacando-se na paisagem.
Engenho Macujé
Localizado a 4 Km de Jaboatão Centro, o Engenho Macujé foi construído em terras doadas, pelo segundo donatário Duarte Coelho, a Gaspar Alves e sua mulher Isabel Freire em 1575. A atual Casa-Grande é em estilo eclético datada de 1918, construída na parte mais alta do terreno acidentado. No conjunto , existem ainda, um bueiro datado de 1928, ruínas de cocheiras, antigos armazéns, fábrica e as bases de pedra do antigo conjunto da Casa-Grande e da capela datada do século XVIII. Situa-se próxima do Riacho Suassuna, em meio a árvores frutíferas, sendo sua entrada formada por uma alameda de pitangueiras.
Engenho Megaype
Está localizado a 3 Km ao sul do povoado da Muribeca. A Casa-Grande do Engenho Megaype foi construída no século XIX em alvenaria de tijolos e coberta em telha cerâmica. Do antigo engenho resta ainda a capela, muito deteriorada. O edifício da vivenda encontra-se em bom estado de conservação. O entorno não foi modificado, caracterizando ainda uma zona rural.
Engenho Santana
A Casa-Grande do Engenho Santana data do início do século XX. Em estilo eclético, foi erguida em alvenaria de tijolos sobre base de pedra. A capela, anexa ao edifício da vivenda, tem uma faixada de composição triangular e porta de arco pleno com moldura em pedra. O entorno atravessa um processo de urbanização, decorrente do crescimento do Bairro do Socorro. É encravado na encosta de um morro, ás margens do Rio Jaboatão.