Festa de Nsa das Neves - Foto: Secy Braz (Jornal da Paraiba) |
Homenagem religiosa e profana à padroeira da Capital, Nossa Senhora das Neves, que foi, aliás, o primeiro nome da nossa cidade – “Cidade de Nossa Senhora das Neves”. A festa tem uma semana de comemorações de cunho religioso e profano, encerrando sempre no dia 5 de agosto, com uma grande procissão pelas ruas das imediações da Catedral. Nossa Senhora das Neves é um dos apelativos pelo qual a Igreja Católica venera Maria segundo o culto de hiperdulia. Nossa Senhora das Neves é também conhecida como Santa Maria Maior.
O título de Nossa Senhora das Neves é devido a uma antiga tradição segundo a qual um casal romano, que pedia à Virgem Maria luzes para saber como empregar a sua fortuna, recebeu em sonhos a mensagem de que Santa Maria desejava que lhe fosse dedicado um templo precisamente no lugar do monte Esquilino que aparecesse coberto de neve.
Isto aconteceu na noite de 4 para 5 de agosto, em pleno verão: no dia seguinte, o terreno onde hoje se ergue a Basílica de Santa Maria Maior amanheceu inteiramente nevado. No Brasil, Nossa Senhora das Neves é padroeira de muitos municípios, sendo o mais importante deles João Pessoa, capital da Paraíba, onde se observa feriado estadual (Lei Estadual 3.489/1967)