Moutain Bike na região do Carirí (Cabeceiras-Pb) Foto: Webventure Uol |
Um novo segmento turístico começa a despontar na Paraíba, é o turismo de aventura. De mountain bike, jipe ou em caminhadas, turistas descobrem nos cenários rurais do Estado uma boa opção para fugir ao stress, fazer amigos e também negócios. No Cariri e Agreste, 21 trilhas de caminhadas conduzem os visitantes às belezas naturais do Estado. Além de estimular o respeito à natureza, a prática tem gerado renda às cidades do Interior.
Entre os atrativos de turismo de aventura, a Paraíba apresenta uma vasta diversidade de áreas naturais, em sua maioria, em bom estado de preservação. A Ilha da Restinga, no estuário do Rio Paraíba, possui 500 hectares de área e é habitat de várias espécies de animais, além de lagoas, manguezais e mata atlântica. Já o Parque Estadual Pedra da Boca possui trilhas por entre grutas e paredões de rocha. Outro interessante passeio é a Travessia da Serra do Bodopitá com 43 km de extensão, em Fagundes.
Bicicletas ganham espaço nas estradas do Cariri - Em algumas cidades, a exemplo de Boqueirão, existem eventos com foco em práticas de aventura no ambiente rural como a Prova de Mountain Bike. Os ciclistas saem da cidade pela zona rural, com destino a Caturité retornando para Boqueirão