Congo - Igreja Matriz- Foto: Revista Políticas & Negócios |
Em Congo, existem inúmeros atrativos turísticos a serem explorados e dentre esses, selecionamos os quais consideramos como os mais importantes, além de interessantes:
Preservação pelas riquezas no lugar
Como enxurrada nessa terra das águas, vem a bonança bater de porta em porta de cada morador. Água que é tão preciosa na época de estiagem que o nordestino passa, mas que não deixa de fora a graça dessa terra abençoada. O Congo é uma cidade de privilégio e que prioriza a sua preservação pelas riquezas no lugar. O açude que abraça a cidade e alimenta a população também leva a salvação para as cidades vizinhas que pelejam pela água que lhes falta.
A garra do povo congolense
O Congo atende suas perspectivas e honra a garra do povo congolense. Leva a diversão pelo brilho da água que desenha um belo rabo de pavão e banha os festeiros foliões de toda região. Atração no Congo são seus moradores, suas ruas e as crianças que brincam nas praças. O comércio e a interação de uma população que não medeia argumento e bate no peito para dizer que é da caririzeira terra nomeada de “mãe das águas”!
Duas alegrias compensam o sacrifício
O visual da gigantesca serra encanta os olhos, à medida que se sobe ao cume da rocha. A cada passo a ladeira fica mais íngreme, exigindo mais esforço. No final, duas alegrias compensam o sacrifício: a sensação de ter vencido a caminhada, e a linda paisagem descortinada.
Lindo agrupamento de pedras
De lá podem ser vistos ao pé da serra o sítio Riacho do Algodão e o desenho de muitos imóveis rurais numa região onde predominam as pequenas propriedades. Além disso temos o Cruzeiro do Carmo, um lindo agrupamento de pedras com um cruzeiro de madeira no seu ponto mais alto. Localizado na Vila do Carmo, 18 km da sede do município do Congo PB. Suas pedras guardam algumas pinturas rupestres.
O Rabo do Pavão é famoso e atrai grande número de pessoas, como também é lá que é festejado o maior e melhor carnaval da Região.