Aeroporto internacional Presidente Castro Pinto - Foto: Internauta (Licença-cc-by-sa-3.0) |
Localizada no ponto mais oriental das Américas, razão pela qual a faz conhecida como 'Onde o sol nasce primeiro nas Américas', sendo então carinhosamente chamada de 'Porta do Sol', a cidade de João Pessoa ocupa o 3o lugar no quesito capital mais antiga do Brasil.
Por ocasião da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, a cidade foi contemplada com o título de 'segunda capital mais verde do mundo'. tendo como base, a relação entre número de habitantes e área verde, ficando à frente de Paris. A cidade possui duas grandes reservas de Mata Atlântica, que funcionam como verdadeiros pulmões, além de impedir o avanço da poluição.
Como destaque no turismo, a Lagoa do 'Parque Sólon de Lucena' localizada no Centro da Cidade, foi o principal atrativo turístico, quando a maior parte da cidade ficava longe das praias. Já ao final de 2010, durante as comemorações natalinas, a lagoa foi revitalizada e ganhou show de fogos artifícios regada à música ambiente.
Com um litoral composto por 24 quilômetros de extensão, a cidade paraibana possui um total de nove praias e na área metropolitana, mais três praias à exemplo da vizinha Cabedelo e em Conde no distrito de Jacumã, onde fica a mais famosa do estado, a 'Praia Naturista de Tambaba'. Muitas das praias de João Pessoa, agregam Mata Atlântica preservada, além de serem propícias para banho, em razão de uma barreira natural, que fica a pouco menos de 5km da costa, enquanto que, as praias urbanas têm areias brancas e águas cristalinas, uma característica local.
Na capital paraibana, há também o 'Projeto Tartarugas Urbanas', o qual consiste em atuações precisas na 'Praia do Bessa' e 'Praia Intermares', onde ocorre a desova da tartaruga-de-pente, cenário de preservação ambiental.