Floresta dos Guarás (Apicum Açú-Ma) Foto: Prefeitura de Apicum Açú-Ma |
O começo da floresta amazônica brasileira está aqui no Maranhão, mais precisamente na Floresta dos Guarás. Outro pólo ecoturístico do estado, dono de uma beleza sem igual. A área é uma formação florestal formada no litoral do estado, a oeste de São Luís. Lá, são encontrados vastos manguezais, canais, dezenas de ilhas e grande concentração de aves, inclusive o guará, pássaro vermelho que dá nome ao local.
A região da Floresta dos Guarás abrange os municípios de Cururupu, Cedral, Guimarães e Porto Rico e por sua riqueza ecológica, tornou-se uma área de proteção ambiental (APA). Além das aves e manguezais, também é comum ver guaxinins e macacos-prego no local. São atrativos aos ecoturistas os ninhais e dormidouros das aves, assim como as vilas tradicionais dos pescadores, suas embarcações e estaleiros artesanais que compõem a paisagem rústica do lugar.
As vilas tradicionais de pescadores da Floresta dos Guarás são atrativos adicionais muito interessantes. As atividades cotidianas dos moradores, sobretudo das ilhas, incluindo a feitura de suas embarcações e o retorno dos barcos após as pescarias, podem ser vivenciadas pelos visitantes. Os rústicos estaleiros artesanais, como os de Cururupu, são locais onde a tradição da construção naval se transfere de geração para geração.
Dois outros atrativos de destaque no pólo são suas praias, algumas com quilômetros de extensão em estado selvagem, e as dunas de areias brancas decoradas por lagoas de água doce nas ilhas de Lençóis e Bate-Vento. Embora menores que as formações dos famosos Lençóis Maranhenses, que ficam no litoral leste do estado, cenicamente a região apresenta belezas equivalentes. O pólo oferece ainda dois grandes faróis de navegação como atrações aos visitantes: o de Mangunça e o de São João, de onde tem-se um panorama espetacular das dunas da ilha de Bate-Vento, dos manguezais, das revoadas de aves e do mar aberto. A culinária regional tem como base peixes e frutos do mar frescos, generosamente disponíveis na região.