Lagoa da Gaivota - Foto: Marcio Vasconcelos |
Santo Amaro é um dos acessos para o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (o outro é a mais conhecida cidade de Barreirinhas) e é acessível somente através de veículos 4x4, razão pela qual continua a ser uma área virgem e quase inexplorada. Apesar do quase anonimato da cidade, a maioria do território dos Lençóis faz parte do município de Santo Amaro que detém mais da metade do território incluindo inclusive as lagoas maiores.
O parque é de fato dividido entre os municípios de Santo Amaro, Barreirinhas e Primeira Cruz embora essa ultima possua apenas uma pequena parte constituída principalmente por manguezais. O acesso a Santo Amaro é separado por 36 km de estrada de areia, uma viagem de cerca de uma hora e meia que se de um lado retardou o desenvolvimento e do afluxo de turistas, em comparação à mais famosa Barreirinhas, mais facilmente acessível, de outro lado preservou a natureza e a autenticidade do lugar.
Além das lagoas aqui há de fato inúmeras trilhas que para os amantes de paisagens e natureza serão inesquecíveis.
Fontes: Ascom Governo do Maranhão e wikipedia
Lagoa do Cajueiro
É outro ponto imperdível, Santo Amaro Velho é um povoado que também merece ser visitado, com lagoas, dunas e uma casa de farinha onde se pode observar todo o processo de produção do produto, muito interessante.
Barreira das Pacas
É uma serra que no inverno esconde uma linda cachoeira de aproximadamente 3 metros de altura e Betânia, outro povoado com lagoas e rios que dá acesso a Queimada dos Britos merecem uma visita. Mais adiante está o Espigão, um trecho de dunas recortado pelo rio Alegre em meio à mata no caminho entre Santo Amaro a Barreirinhas.
Rio Alegre
O Rio corta a cidade em vários pontos onde é possível um delicioso banho em suas águas. Quase todo o percurso do rio é calmo, águas limpas e bastante agradável, produz uma prazeirosa sensação de se deixar levar pela suave correnteza.