Carutapera - Foto: Blog Thadeu Nunes |
O município possui em seu litoral várias ilhas, nas quais se destacam : Jaboti, Dezoito, Sapeca, Fora e Laranjal, todas distante da sede cerca de 1km, com exceção da Ilha de Fora, que dista cerca de 6km. Existe ainda os rios do Prata, Mateus, São Gonçalo e Lagoa do Apolônio e ainda conta com o Bosque Santa Rosselo. A Pedra do Gurupi assim como o Campo do Maracacueira, destacam-se como as duas maiores atrações paisagísticas do Município. A Pedra do Gurupi localiza-se no ponto extremo oeste do Maranhão, na divisa com o estado do Pará, tendo em vista sua localização em mar aberto, ainda sob a influência da foz do citado rio, com uma altura correspondente a 40m.
Nesta pedra, em função das tentativas frustradas de se instalar um farol para auxilio da navegação, merece um comentário curioso da população: grande parte da população acredita que a pedra se move para outro lugar, razão pela qual a frustração para instalação do farol. O Campo de Maracacueira, pois trata-se de um local com a presença de lagos piscosos, muitas ilhas e uma rica fauna, revelando assim um local de puro prazer ao bem-estar da natureza.
Uma das festas mais tradicionais e que se tornou atração turística do Município é a de São Sebastião, realizada entre os dias 11 e 22 de janeiro, tendo em vista o número de romeiros que visitam a cidade, sendo originários predominantemente das diversas áreas do Maranhão e Pará. É bom ressaltar que a Igreja Matriz é indicativo do Patrimônio Histórico. Nesta festa, ocorre muitas comemorações, além de missas e diversas caravanas que chegam a Carutapera para participar das festividades. No mês de junho são realizadas as comemorações de São João, que são marcadas pela presença de grupos folclóricos tradicionais da cidade.