Últimos posts
Pontos Turísticos em Ararí
Igreja NSa das Graças - Foto: Vicente A Queiroz
Igreja NSa das Graças - Foto: Vicente A Queiroz

Pantanal maranhense
Trata-se uma zona úmida por ser uma região fluvio-lacustre-marítima, que reúne campos naturais, matas, babaçuais, lagos, rios, estuários e manguezais, com atrativos naturais como a Pororoca, no Rio Mearim, onde acontece a prática de surfe.

Arari faz parte do roteiro integrado do polo turístico regional dos Lagos e Campos Floridos, a que pertencem 14 municípios. Além do nosso, inclui também os municípios de Cajari, Conceição do Lago-Açu, Lago Verde, Matinha, Monção, Pindaré Mirim, Penalva, São Bento, São Vicente Férrer, Viana, Vitória do Mearim, Pedro do Rosário e Santa Inês.

A região, que compreende a Baixada Maranhense, é também conhecida como pantanal maranhense, destaca-se pela beleza dos campos naturais inundáveis no período chuvoso (campos alagados); por sua história, gastronomia e folguedos. A Baixada Maranhense é merecedora de fazer parte da seleta lista da Convenção sobre Zonas Úmidas (RAMSAR) como uma das áreas úmidas de relevância planetária.

Trata-se uma zona úmida por ser uma região fluvio-lacustre-marítima, que reúne campos naturais, matas, babaçuais, lagos, rios, estuários e manguezais, com atrativos naturais como a Pororoca, no Rio Mearim (em Arari), onde acontece a prática de surfe; o Lago-Açu (em Conceição do Lago-Açu), maior lago de água doce da América do Sul; a Reserva Florestal paraíso (em Monção), mata amazônica com trilhas e lagos; e as fantásticas Ilhas Flutuantes do Lago do Formoso (em Penalva).

A Baixada Maranhense é o maior conjunto de lagos e lagoas naturais do Nordeste. Os muitos lagos alimentados por rios e igarapés extravasam na época das chuvas e inundam os campos naturais e matas, formando várzeas e igapós que se assemelham à bacia amazônica, à Ilha do Marajó e ao Pantanal Mato-Grossense.

É uma das maiores produtoras de pescado de diversas espécies, que podem ser capturas de forma artesanal ou industrialmente. O potencial pesqueiro é somado à navegabilidade dos rios e lagos, marca junto ao Golfão Maranhense o início da Amazônia em terras maranhenses e atraem visitantes de diversas regiões.

De destaque também na região é a sua gente alegre, com costumes tradicionais e rica gastronomia, à base de peixes e frutas típicas. Os festejos religiosos, a religiosidade popular e o Bumba-Boi Sotaque da Baixada ou Pindaré são suas principais manifestações culturais.

Conheça mais sobre Ararí
Destinos Maranhão
Publicidade