Cândido Mendes - Cachoeira do Rio Maracaçumé - Foto: Dorinha Mendes |
Cândido Mendes é um município brasileiro do estado do Maranhão. Sua população é de 18.505 habitantes. É também o nome de um grande jurista brasileiro, que no Rio de Janeiro originou a Universidade Cândido Mendes. Ilhas e praias inexploradas também contribuem para a atratividade de outras pérolas do litoral amazônico maranhense. Cândido Mendes, Luis Domingues, Godofredo Viana e Carutapera disputam as melhores praias, as ilhas mais bonitas e as revoadas de pássaros mais espetaculares.
Dentre tantas, vale destacar as ilhas de Apeú, São Jorge, Irmãos, São João, Jaboti, etc Todas elas com belíssimas praias semi-desertas como Japó, Bela Vista, São Pedro, Juncal e vilarejos de pescadores pacatos com ruazinhas de areia e coqueirais, restingas, belíssimos manguezais e uma fauna costeira exuberante como botos, peixes-boi, macacos e pássaros de todo tipo. Em Godofredo Viana a pequena Ilha dos Pássaros reserva um final de tarde colorido de tantas espécies de pássaros em revoadas, especialmente o Guará, de plumagem cor de fogo, abundante na região.
A Serra do Pirucáua é um belo exemplo do ineditismo das formações de relevo da região. Compõe com outras serras de altitudes e extensões modestas belas paisagens de pequenas montanhas verdejantes com rica fauna e flora amazônicas, das quais é possível avistar os recortes e reentrâncias do litoral. Não é só de serras que vive o inédito da região. Outras peculiaridades também saltam aos olhos como o baixo curso do Rio Maracaçumé em Cândido Mendes, onde corredeiras com enormes blocos de pedras chamam a atenção do visitante e são muito procuradas pela população em busca de lazer, principalmente na época de estiagem.
Cândido Mendes também possui comunidades remanescentes de quilombolas, como Carará, que preservam tradições seculares tipicamente maranhenses como o Tambor de Crioula e o Boi de Zabumba, sem falar do reggae, largamente difundido nas comunidades rurais.