Parque Nacional de Ubajara - Foto: Deltafrut (Liçença: CC-BY-SA-2.0) |
Localizado na Serra da Ibiapaba, no estado do Ceará possui uma área de 6 299 ha. e é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). De uma beleza exuberante de encher os olhos de quem o visita. Uma das riquezas do lugar é a Gruta de Ubajara, conhecida desde o início do século XVIII, quando os portugueses realizaram expedições na região em busca de minérios, especialmente prata.
Hoje, intensamente visitada por turistas brasileiros e estrangeiros, a gruta tem 1.120m de extensão, dos quais 420m estão abertos ao público com o acompanhamento de guias da COOPTUR – Cooperativa de Trabalho, Assistência ao Turismo e Prestação de Serviços.
Para chegar a partir de Fortaleza ou Teresina, o visitante deve seguir pela BR-222 até a cidade de Tianguá, no Ceará, e depois percorre 17km pela CE-075 até o centro da cidade de Ubajara e mais 3 km até a entrada do Parque Nacional. O acesso à gruta é por teleférico, de onde há uma vista panorâmica deslumbrante e por trilhas dentro do parque para quem busca aventura e contato direto com a fauna e flora, além do mirante da Gameleira e dos banhos refrescantes nas cachoeiras do Cafundó, Gavião e Murimbeca, com quedas d´água de mais de 70 metros de altura.
O horário para visitação ao parque é das 8:00 às 17:00. A gruta de Ubajara possui galerias e salas com formações de estalactites e estalagmites, como a Pedra do Sino, a Sala das Rosas, sala dos Retratos e a Sala das Maravilhas. Além da Gruta de Ubajara, o Parque conta também com outras grutas como a Gruta do Morcego Branco, a Gruta de Cima, a Gruta do Urso Fóssil e a Gruta do Pendurado, que estão atualmente fechadas para visitação