Enoturismo - Fazenda Ouro Verde - Foto: Gabriel Carvalho - Setur-Ba (Licença-cc-by-sa-3.0) |
Local estratégico para a exploração do interior do Brasil, o Município surgiu no final do século XVII. Em 1706, a Missão São Franciscana, para catequizar os índios, ergueu um convento e capela com uma imagem da Virgem, dando ao local o nome de Nossa Senhora das Grotas do Juazeiro. Em 1833 foi elevado a Vila, com território desmembrado de Sento Sé, e em 1878, em Cidade.
Juazeiro, antigo 'porto de passagem' de tropeiros e comerciantes que se embrenharam pelo sertão, exibe, no registro da história, os frondosos pés de juazeiro - nome que deu origem ao município - e alguns monumentos da arquitetura civil do século passado, que comprovam o próspero comércio que se desenvolveu às margens do São Francisco, no principal ponto de divisa entre os estados da Bahia e Pernambuco.
Juazeiro transformou-se em um moderno pólo agro-industrial com intensa atividade de exportação. A cidade modernizou-se com a urbanização da orla fluvial e com o novo visual dos arcos da ponte Eurico Gaspar Dutra, agora ocupados por pequenos bares e restaurantes.