Últimos posts
O que fazer em Santo Amaro da Purificação
Festa do Bembe do Mercado  - Foto: Rita Barreto - Setur-Ba  (Licença: cc-by-sa-3.0)
Festa do Bembe do Mercado - Foto: Rita Barreto - Setur-Ba (Licença: cc-by-sa-3.0)

Centro Histórico
De traçado irregular, proveniente do século XVIII, o Centro Histórico se concentra na praça da Purificação, com casas e sobrados dos séculos XVIII e XIX. Da arquitetura religiosa e civil, destacam-se a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Purificação, com notável acervo de imagens e alfaias, painéis de azulejos e o sacrário e lampadário do altar do Santíssimo em prata, a Casa de Câmara e Cadeia, da segunda metade do século XVIII, o chafariz do século XIX (construído com material todo importado da Inglaterra), que abastecia a população urbana, a Santa Casa da Misericórdia, a Igreja de Nossa Senhora do Amparo, a Igreja do Senhor Santo Amaro (que, inicialmente na zona rural, deu início ao povoamento e atualmente fica na periferia da cidade), no sopé de uma elevação onde se encontra o sobrado do Engenho Paraíso, com senzala, alambique anexo e um belo visual do casario da cidade.
Duração: tempo livre.
Dica: calce sapatos confortáveis, vista roupas leves e se deixe envolver pela história dos sobrados e monumentos de Santo Amaro.
Como chegar: o Centro Histórico concentra-se ao redor da praça da Purificação e se estende, praticamente, por todo o centro da cidade.

Museu do Recolhimento dos Humildes
O acervo é composto por 493 peças - nem todas em exposição - com destaque para imagens barrocas do século XVIII, mobiliário do século XIX, alfaias e imaginária, em especial as imagens de características orientais com ricos trabalhos de ornamentação e trabalhos artísticos religiosos feitos pelas freiras, a exemplo da Divina Pastora, uma relíquia artesanal exposta em redoma de vidro.
Duração: duas horas e meia.
Dicas: não deixe de adquirir e saborear os finíssimos sequilhos feitos pelas freiras do Convento que funciona ao lado do museu.
Como chegar: na praça Frei Beto, funciona de terça-feira a sábado, das 9 às 13 horas.

Cachoeira do Urubu (Mãe D´água)
Os praticantes de esportes radicais não dispensam o canyoning completo no rio Sergi: trekking, salto, nado, tobogã e cascading antes e durante a aventura para a cachoeira do Urubu. O canyon oferece ingredientes indispensáveis ao ecoturismo. São cinco quedas d´água que se sucedem entre paredes e a mata. A principal queda tem cerca de 50 metros de desnível. No caminho da linha férrea, observe o povoado de Barro Vermelho, uma comunidade remanescente de um quilombo.
Duração: um dia.
Dica: de acesso difícil, é necessário o acompanhamento de um guia da região que pode ser contactado na Prefeitura de Santo Amaro.
Como chegar: é preciso percorrer 10 km da via férrea que liga Santo Amaro a Cachoeira, a partir da estação da Rede Ferroviária; chegando ao km 88, a trilha segue pelo rio Sergi até a cachoeira.

Cachoeira da Vitória
Já foi mais alta, cerca de 4 metros; uma forte enchente no rio Paraguaçu modificou o seu traçado e a queda livre. Atualmente a cachoeira da Vitória, formada pelo rio do mesmo nome, tem três pequenas quedas d´água de volumes diferentes. Para chegar até ela, é só seguir uma trilha beirando a margem direita do rio Vitória ou, para os adeptos de aventura, fazer uma pequena caminhada pelo leito do rio.
Duração: duas horas e meia.
Dica: aproveite para comprar o autêntico azeite de dendê pisado no pilão, feito pelos nativos.
Como chegar: saindo de Santo Amaro em sentido noroeste, 4 km na estrada para Oliveira dos Campinhos, entrar à esquerda por mais 4 km em direção ao povoado de Pedras. Daí, seguir 1,5 km andando por uma trilha que margeia o rio Vitória.

Cascatas de Zé Regadas e de Nanã
Locais de oferendas dos adeptos do candomblé.
Duração: um dia.
Dica: contrate um guia na Prefeitura.
Como chegar: seguir pela 'estrada real' até o distrito de Oliveira dos Campinhos, num percurso de aproximadamente 22 km.

Praia de Itapema
Ilhotas e bicas de água doce à beira-mar são as principais atrações dessa praia situada no tranqüilo vilarejo de Itapema.
Duração: tempo livre.
Como chegar: saindo de Santo Amaro em direção a Cachoeira, pela BA-026; entroncamento com a BA-878 em direção a Saubara.

São Brás
Roteiro degustativo para apreciar variados pratos à base de mariscos. Aproveite para conhecer as ruínas da Capela de São Brás, do final do século XVII.
Duração: duas horas.
Dica: é indispensável o almoço no local.
Como chegar: 7 km da sede de Santo Amaro.

Conheça mais sobre Santo Amaro da Purificação
Destinos Bahia
Publicidade