Belezas Naturais de Santa Luzia - Foto: Ascom - Prefeitura Municipal |
Parque Ecoturístico
Acesso a 6 km, de carro, pela Mata Atlântica, até o estacionamento do parque. Daí em diante começa a caminhada pelo parque, com aproximadamente 3,5 km em meio à Mata, percorrendo o trecho mais íngreme do trajeto (300 m). Duração: 6 horas. Como chegar: saindo de Santa Luzia em direção ao povoado Novo Horizonte, 1,5 km em estrada de terra até a entrada do Parque Ecoturístico do Lapão. Quem desejar visitar apenas a caverna, não precisa entrar no parque. Siga pela rua Lapão em direção à BR-101, até a entrada da Fazenda Santo Antônio.
Dicas: recomenda-se carro de tração e caminhadas; levar lanche e bastante água.
Trilha dos Diamantes
Os banhos em Santa Luzia passam uma sensação rejuvenescedora e mágica como os da Fazenda Boa Esperança. Em meio a rios que formam piscinas naturais, a Lagoa Dourada é uma das várias atrações, com suas águas cristalinas azuis à sombra de Mata Atlântica e cacaueiros; localizada próxima à porteira da entrada da Fazenda Boa Esperança. Duração: o dia todo.
Como chegar: BA-270- Santa Luzia, em direção ao povoado de Betânia; percorrer 17 km, virar à direita e mais 2 km por estrada de terra em boas condições de tráfego.
Dica: para fazer todo o percurso, há duas opções: a pé ou a cavalo, alugado na própria fazenda.
Sítio Histórico
Às margens do rio Pardo, o sítio histórico de Jacarandá é patrimônio do município. Vale a pena conhecer a vila e a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, no alto de uma colina. Algumas ruínas são testemunhos históricos do passado desse lugar que serviu, no início do século, como ponto de desembarque dos colonos, abertura que favoreceu o crescimento do povoado de 'Arriba Saia' (hoje, Santa Luzia), um simples ponto de descanso e entreposto para tropeiros, garimpeiros e colonos das terras prósperas do cacau.
Duração: 3 horas.
Como chegar: BA-270- Santa Luzia em direção ao povoado de Betânia; após cerca de 4,5 km, virar à direita. Percorrer 3 km de estrada de terra até o local da antiga Vila de Jacarandá, às margens do rio Pardo.
Dicas: para visitar, é preciso fazer contato através da Secretaria de Turismo e Meio Ambiente de Santa Luzia.