![]() |
Praia de Mucuri - Foto: Léo Talone |
Passarela Ecológica Gigica
Um antigo acesso dos pescadores até o mar, para transporte de pescado e gelo, tornou-se um atrativo ecoturístico dos mais significativos de Mucuri. Quem atravessa a Passarela Ecológica Gigica participa de uma aula prática de educação ambiental, observando os ecossistemas costeiros, desde o manguezal até o mar. A passarela de madeira, rústica e segura, tem uma extensão aproximada de 300 metros e foi construída sobre o manguezal.
O destaque fica por conta de 16 placas em forma de história em quadrinhos, colocadas a cada 20 metros, contando a história de “Aucides Carango”, o “rei do mangue”, o caranguejo. O nome “Gigica” foi colocado em homenagem a um antigo pescador, que sobreviveu após quatro dias desaparecido no mar.
No final da passarela, pode ser feita uma caminhada leve por uma trilha entre a restinga, seguindo até a praia e passando por uma grande amendoeira com banquinhos à sombra. Próxima à praia, uma lagoa formada pelo encontro da maré alta com a água do rio dá origem a um pequeno manguezal.
O circuito continua contornando a margem esquerda do rio Mucuri; primeiro a praia de mar aberto, depois a de “boca da barra” – a mais perigosa por causa das correntes – e finalmente a praia de rio, antes de voltar ao manguezal, sempre margeando o rio, até encontrar novamente a passarela ecológica.
Duração: duas horas.
Dica: antes de fazer a caminhada, visite o Receptivo de Ecoturismo, no início da passarela, que funciona de segunda à sexta-feira, das 8 às 11h30min e das 14 às 16h30min.
Como chegar: no final da rua Ponta de Areia, próximo ao porto de Mucuri.