Lavagem de Santo Amaro - Foto: João Ramos (Bahiatursa) |
Realizada desde o século XVIII, na cidade localizada a 71 quilômetros de Salvador, a festa reúne o profano e o sagrado. Tem seu ponto alto durante a lavagem da Igreja Matriz, realizada no domingo . A homenagem à padroeira da cidade, Nossa Senhora da Purificação, tem intensa programação religiosa e musical. Destaque da festa, a Lavagem da Purificação inicia seus preparativos às 9h, com concentração em frente à casa da família Velloso, na Rua do Amparo, de onde o cortejo segue até a igreja.
Baianas, charangas, grupos folclóricos e devotos se unem em um ato de cultura, devoção e história. Vestidas com trajes típicos, as baianas lavam as escadarias do templo com água de cheiro. Logo após o ritual, percorrem as principais ruas da cidade, junto com os fiéis.
Sagrado - Durante os nove dias da celebração religiosa, a Igreja de Nossa Senhora da Purificação realiza cerimônias para homenagear a padroeira. A novena segue até 1° de fevereiro (com pausa apenas no dia da lavagem) e atrai devotos que participam de orações acompanhadas por músicas cantadas em latim, ao lado de um coral e músicos. Já no dia 2, às 17h, fiéis saem em procissão pela cidade, levando mais de 30 andores com imagens de santos.
Na praça também sempre tem um palco para apresentações de grupos culturais do município, como samba de roda, capoeira, maculelê e bumba meu boi.