Trekking com escalada em Paulo Afonso (Paulo Afonso-Ba) Foto: Alexandre Socci |
A Serra do Umbuzeiro, localizada no distrito do Riacho, é cenário para uma boa caminhada até o ponto mais alto de Paulo Afonso. O passeio envolve contato com a vegetação típica do semi-árido, belas formações rochosas de arenito, grutas, cavernas e pinturas rupestres. Do alto dos seus 500 metros tem-se uma fabulosa visão em 360 graus do município de Paulo Afonso. A caminhada em si não envolve grandes dificuldades, mas o sol forte cobra o seu tributo exigindo do visitante, chapéu, filtro solar e muita água.
Na serra do Umbuzeiro, povoado de Riachinho, a 25 quilômetros de Paulo Afonso, pela BR-110, as possibilidades para a prática de esportes radicais são inúmeras. O sargento Pasur, 31, idealizador do Grupo Kalangos, organiza grupos para fazer trekking com escalada e rapel a 60 metros de altura, nos paredões verticais da serra, que tem 507 metros de altitude.
No início da trilha, os turistas recebem informações sobre técnicas de sobrevivência na caatinga, conhecendo, inclusive, espécies típicas da flora, como xique-xique, facheiro, macambira de flecha, croatá, mandacaru, coroa de frade, umbuzeiro e quipá, muito utilizadas em tempo de seca, quando o sertanejo busca água e alimento nas raízes e caules das plantas. Com um pouco de sorte é possível observar a fauna da caatinga, representada por répteis, gaviões, cancão-de-fogo, carcará, urubu-rei e uma grande variedade de pássaros.
Há duas trilhas para o topo da serra: a primeira, mais suave, pode ser percorrida em cerca de 30 minutos. A segunda, mais radical, leva em média uma hora, com direito à escalada nas pedras, nas proximidades do cume. No caminho há dois minadouros, onde a água brota da pedra. No topo da serra há um cruzeiro, de onde se descortina uma das mais belas paisagens da região, avistando-se desde a cidade de Juazeiro e o rio São Francisco, até o início do Raso da Catarina. A um quilômetro da serra do Umbuzeiro fica a casa onde nasceu Maria Bonita, mulher de Lampião. A visita é imperdível.
a