Rapel na Ponte Metálica de Paulo Afonso (Paulo Afonso-Ba) Foto: Reprodução LFTur |
Principais localidades na Bahia para Rapel e Canyoning
A prática de esportes, especialmente o rapel e o bungie-jumping, pode começar na Ponte Metálica que liga a Bahia a Alagoas, sobre as águas do São Francisco, a cerca de 90 metros de altura, dependendo do nível da água. A aventura é inesquecível e inigualável para quem experimenta a proeza.
Na área do Parque das Usinas (CHESF) as possibilidades são inúmeras, desde que autorizadas pela diretoria da Companhia. Aventura punk, radical mesmo, é fazer rapel a partir do teleférico, em meio ao canyon, a quase 85 metros de altura do rio ou na Ponte Metálica, para 'aterrissar' dentro do catamarã em movimento. Ainda na área, em uma das bacias que o rio forma, nas proximidades da Usina de Angiquinho, os Kalangos praticam a tirolesa, atravessando de uma margem à outra do rio, em cabos suspensos, para em seguida mergulhar nas águas azuis do São Francisco.
Paulo Afonso é considerada hoje, a capital nacional dos esportes radicais, sua natureza exuberante e suas formações geológicas fazem da cidade um local ímpar para prática das várias modalidades de esportes de ação.
Rappel na Ponte Metálica - Fazer rappel na ponte Dom Pedro II é um verdadeiro tira-teima para qualquer aventureiro. Com altura de 84 metros, a ponte construída há quarenta anos impõe respeito, mas recompensa aqueles que a desafiam com uma bela paisagem disponível só aos corajosos.
Um mergulho nas margens do Rio São Francisco é uma opção, mas a forte correnteza exige cautela, porém não impede que o aventureiro se refresque antes de enfrentar o desafio de subir os 300 degraus de retorno.
Rappel, Tirolesa e Canyoning no Angiquinho - A visita ao Angiquinho é por si só uma viagem ao passado, onde o visitante pode sentir o quanto foi ousada a iniciativa de Delmiro Gouveia e quanto foram fortes os homens que liderou. Paralelamente, o visitante poderá sentir a emoção de fazer um rappel de 40 metros de altura e uma tirolesa da mesma altura e de 100 metros de comprimento, além de poder tomar um delicioso banho na cachoeira do lago formado pelas águas do Velho Chico praticando o canyoning e tendo a visão dos colossais paredões de rocha da Cachoeira de Paulo Afonso.
Durante o evento do Eco Esportes Radicais, além desses, é praticado o bungee-jump, base-jump, roup-swing, trike, paraquedismo, supercross, bicicross, jet-ski, sky-surf, kite-surf, skate e rallye apenas por profissionais. Mais informações acesse o site Esportes Radicais.
Outros locais:
Canyoning em Alcobaça
O Canyoning é a descida ou exploração desportiva de cânions, rios em garganta ou desfiladeiros.
Rapel em Paulo Afonso
A prática de esportes, especialmente o rapel e o bungie-jumping, pode começar na Ponte Metálica que liga a Bahia a Alagoas, sobre as águas do São Francisco, a cerca de 90 metros de altura.
Canyoning em Lençóis
Em Lençóis, os turistas podem fazer aventuras inimagináveis
Canyoning: Radicalismo na Chapada Diamantina - Lençóis
A cachoeira da Fumaça, com percurso de 48 km, entre os municípios de Lençóis e Palmeiras é o que se qualifica de “aventura punk”.
Canyoning em Itacaré
A Lagoa Encantada e o Rio Canoeiro são locais bastante apropriados para a prática do canyoning.
Barreiras tem Rapel - Barreiras
No Oeste, a melhor opção para o rapel é a cachoeira do Acaba Vida, a mais alta e mais conhecida, com 60 m, no município de Barreiras.
Cascading - Morro do Chapéu
Pontos muito procurados para praticar o cascading são a cachoeira do Ferro Doido, com 90 m de altura, em Morro do Chapéu
Caving e Rapel no Oeste Baiano - Barreiras
No Oeste da Bahia, região de Barreiras, Catolândia e São Desidério é possível praticar o caving-rapel. Aí existem muitas cavernas, encravadas em despenhadeiros de pedras, onde sempre corre um rio, filete d’água ou existe uma lagoa.
Os encantos radicais de Santa Luzia - Santa Luzia
As cavernas também estão presentes na Costa do Cacau, município de Santa Luzia. Com destaque para a do Lapão e do Lapão Velho.
Rapel e Tirolesa no Angiquinho - Paulo Afonso
O visitante poderá sentir a emoção de fazer um rapel de 40 metros de altura e uma tirolesa da mesma altura e de 100 metros de comprimento, além de poder tomar um delicioso banho num lago formado pelas águas do Velho Chico
Rapel em Ilhéus - Ilhéus
Na Costa do Cacau, mais precisamente em Ilhéus, a cachoeira do Apepique, 50 m de altura, na APA Lagoa Encantada, reúne condições ideais para a tirolesa, além do rapel.
Rapel em Ituberá - Ituberá
Na Costa do Dendê, a cachoeira da Pancada Grande, em Ituberá, é uma opção bem próxima a Salvador, com 100 m do topo ao poço, em três etapas; daí também ser chamada de Três Pancadas.
Rapel em Salvador - Salvador
Entre escaladas que ficaram famosas, estão a do Elevador Lacerda, realizada pela Chapada Explorações durante a festa da Lavagem do Bonfim.
Rapel em Santo Amaro - Santo Amaro
Em Santo Amaro, no Recôncavo, a cachoeira Mãe D’Água com 50 m de desnível é outra opção próxima à capital.
Rapel na Gruta dos Brejões - Morro do Chapéu
Os adeptos de aventuras radicais têm na gruta dos Brejões um cenário perfeito para a prática de rapel - descida em cordas - especialmente na entrada da caverna, que mede 123 metros de altura, ou nas clarabóias existentes
Rapel na Ponte Metálica - Paulo Afonso
Fazer rapel na Ponte Dom Pedro II é um verdadeiro tira-teima para qualquer aventureiro. Com uma altura de 84 metros, esta ponte francesa construída em 1958 pelo então Presidente Juscelino Kubitschek.
Rapel no Lapão - Lençóis
Para quem nunca fez rapel, mas tem vontade de aprender, o melhor programa pode ser a gruta do Lapão, a 4 km de Lençóis.
Rapel no Morro do Camelo - Lençóis
No Morro do Camelo, um dos símbolos da Chapada, com 1.050 m de altitude, é possível fazer 240 m de rapel e mais 200 m de pirambeira.