Últimos posts

Canyoning e Rapel

Rapel na Ponte Metálica de Paulo Afonso (Paulo Afonso-Ba) Foto: Reprodução LFTur
Rapel na Ponte Metálica de Paulo Afonso (Paulo Afonso-Ba) Foto: Reprodução LFTur

Principais localidades na Bahia para Rapel e Canyoning

A prática de esportes, especialmente o rapel e o bungie-jumping, pode começar na Ponte Metálica que liga a Bahia a Alagoas, sobre as águas do São Francisco, a cerca de 90 metros de altura, dependendo do nível da água. A aventura é inesquecível e inigualável para quem experimenta a proeza.

Na área do Parque das Usinas (CHESF) as possibilidades são inúmeras, desde que autorizadas pela diretoria da Companhia. Aventura punk, radical mesmo, é fazer rapel a partir do teleférico, em meio ao canyon, a quase 85 metros de altura do rio ou na Ponte Metálica, para 'aterrissar' dentro do catamarã em movimento. Ainda na área, em uma das bacias que o rio forma, nas proximidades da Usina de Angiquinho, os Kalangos praticam a tirolesa, atravessando de uma margem à outra do rio, em cabos suspensos, para em seguida mergulhar nas águas azuis do São Francisco.

Paulo Afonso é considerada hoje, a capital nacional dos esportes radicais, sua natureza exuberante e suas formações geológicas fazem da cidade um local ímpar para prática das várias modalidades de esportes de ação.

Rappel na Ponte Metálica - Fazer rappel na ponte Dom Pedro II é um verdadeiro tira-teima para qualquer aventureiro. Com altura de 84 metros, a ponte construída há quarenta anos impõe respeito, mas recompensa aqueles que a desafiam com uma bela paisagem disponível só aos corajosos.
Um mergulho nas margens do Rio São Francisco é uma opção, mas a forte correnteza exige cautela, porém não impede que o aventureiro se refresque antes de enfrentar o desafio de subir os 300 degraus de retorno.

Rappel, Tirolesa e Canyoning no Angiquinho - A visita ao Angiquinho é por si só uma viagem ao passado, onde o visitante pode sentir o quanto foi ousada a iniciativa de Delmiro Gouveia e quanto foram fortes os homens que liderou. Paralelamente, o visitante poderá sentir a emoção de fazer um rappel de 40 metros de altura e uma tirolesa da mesma altura e de 100 metros de comprimento, além de poder tomar um delicioso banho na cachoeira do lago formado pelas águas do Velho Chico praticando o canyoning e tendo a visão dos colossais paredões de rocha da Cachoeira de Paulo Afonso.

Durante o evento do Eco Esportes Radicais, além desses, é praticado o bungee-jump, base-jump, roup-swing, trike, paraquedismo, supercross, bicicross, jet-ski, sky-surf, kite-surf, skate e rallye apenas por profissionais. Mais informações acesse o site Esportes Radicais.

Outros locais:

Canyoning em Alcobaça
O Canyoning é a descida ou exploração desportiva de cânions, rios em garganta ou desfiladeiros.

Rapel em Paulo Afonso
A prática de esportes, especialmente o rapel e o bungie-jumping, pode começar na Ponte Metálica que liga a Bahia a Alagoas, sobre as águas do São Francisco, a cerca de 90 metros de altura.

Canyoning em Lençóis
Em Lençóis, os turistas podem fazer aventuras inimagináveis

Canyoning: Radicalismo na Chapada Diamantina - Lençóis
A cachoeira da Fumaça, com percurso de 48 km, entre os municípios de Lençóis e Palmeiras é o que se qualifica de “aventura punk”.

Canyoning em Itacaré
A Lagoa Encantada e o Rio Canoeiro são locais bastante apropriados para a prática do canyoning.

Barreiras tem Rapel - Barreiras
No Oeste, a melhor opção para o rapel é a cachoeira do Acaba Vida, a mais alta e mais conhecida, com 60 m, no município de Barreiras.

Cascading - Morro do Chapéu
Pontos muito procurados para praticar o cascading são a cachoeira do Ferro Doido, com 90 m de altura, em Morro do Chapéu

Caving e Rapel no Oeste Baiano - Barreiras
No Oeste da Bahia, região de Barreiras, Catolândia e São Desidério é possível praticar o caving-rapel. Aí existem muitas cavernas, encravadas em despenhadeiros de pedras, onde sempre corre um rio, filete d’água ou existe uma lagoa.

Os encantos radicais de Santa Luzia - Santa Luzia
As cavernas também estão presentes na Costa do Cacau, município de Santa Luzia. Com destaque para a do Lapão e do Lapão Velho.

Rapel e Tirolesa no Angiquinho - Paulo Afonso
O visitante poderá sentir a emoção de fazer um rapel de 40 metros de altura e uma tirolesa da mesma altura e de 100 metros de comprimento, além de poder tomar um delicioso banho num lago formado pelas águas do Velho Chico

Rapel em Ilhéus - Ilhéus
Na Costa do Cacau, mais precisamente em Ilhéus, a cachoeira do Apepique, 50 m de altura, na APA Lagoa Encantada, reúne condições ideais para a tirolesa, além do rapel.

Rapel em Ituberá - Ituberá
Na Costa do Dendê, a cachoeira da Pancada Grande, em Ituberá, é uma opção bem próxima a Salvador, com 100 m do topo ao poço, em três etapas; daí também ser chamada de Três Pancadas.

Rapel em Salvador - Salvador
Entre escaladas que ficaram famosas, estão a do Elevador Lacerda, realizada pela Chapada Explorações durante a festa da Lavagem do Bonfim.

Rapel em Santo Amaro - Santo Amaro
Em Santo Amaro, no Recôncavo, a cachoeira Mãe D’Água com 50 m de desnível é outra opção próxima à capital.

Rapel na Gruta dos Brejões - Morro do Chapéu
Os adeptos de aventuras radicais têm na gruta dos Brejões um cenário perfeito para a prática de rapel - descida em cordas - especialmente na entrada da caverna, que mede 123 metros de altura, ou nas clarabóias existentes

Rapel na Ponte Metálica - Paulo Afonso
Fazer rapel na Ponte Dom Pedro II é um verdadeiro tira-teima para qualquer aventureiro. Com uma altura de 84 metros, esta ponte francesa construída em 1958 pelo então Presidente Juscelino Kubitschek.

Rapel no Lapão - Lençóis
Para quem nunca fez rapel, mas tem vontade de aprender, o melhor programa pode ser a gruta do Lapão, a 4 km de Lençóis.

Rapel no Morro do Camelo - Lençóis
No Morro do Camelo, um dos símbolos da Chapada, com 1.050 m de altitude, é possível fazer 240 m de rapel e mais 200 m de pirambeira.

Rapel na Ponte Metálica de Paulo Afonso (Paulo Afonso-Ba) Foto: Reprodução LFTur
Rapel na Ponte Metálica de Paulo Afonso (Paulo Afonso-Ba) Foto: Reprodução LFTur
 Veja também
Nas bases da Ativa na Bahia pode se desfrutar as melhores praias do Brasil com uma boa dose de adrenalina nas corredeiras dos Rio de Contas, Rio das Almas e Rio Pojuca. Para praticar Rafting não precisa ter experiência...Saiba mais
A Bahia tem dezenas de praticantes dessas modalidades esportivas, nas mais diversas regiões do estado, mas sempre em território inóspito, para dar mais emoção e adrenalina ao participante. O calendário oficial...Saiba mais
A “corrente do mar azul”, como é mais conhecida entre os pescadores do litoral sul da Bahia, é o destino dos aficcionados pela pesca do marlin azul, o mais nobre entre os peixes de bico, consagrado na obra de...Saiba mais
Destinos Bahia
Publicidade