Estuário Canal Serinhaem (Ituberá-Ba) Foto: Vange Medeiros |
Fazendas Reunidas Vale do Juliana
Fazenda modelo, com 3.012 ha, sendo um terço de mata nativa e o restante da área destinada ao cultivo do cacau, plantações de seringueiras, de pupunha e frutas (graviola, cupuaçu e jaca) e, ainda, à pecuária. Cercada de colinas e com um grande lago represado das águas do Rio Juliana, a fazenda tem uma paisagem deslumbrante, completada com a Cachoeira da Pancada Grande, que se forma num dos trechos do Rio Mariana.
Essa propriedade está se preparando para recepcionar ecoturistas interessados em conhecer a produção rural, fazer caminhadas em trilhas abertas por dentro da mata, passear e pescar pelos rios e apreciar pequenas cachoeiras. Próximo ao grande lago, há uma área já reservada para a construção de um hotel. Existe uma ligação entre a BR-101 e a BA-001, denominada de Estrada Parque da Cidadania, Ciência e Tecnologia, com pavimentação em cascalho, que passa pela fazenda e pela via que dá acesso à Cachoeira da Pancada Grande.
Duração: tempo livre.
Dica: como a propriedade ainda não recebe visitantes em bases regulares, é necessário fazer um contato prévio com os administradores da fazenda.
Como chegar: usar a estrada de terra BA-250, em boas condições de tráfego, que liga Ituberá a Gandu. Percorrer 60 km, até a sede da fazenda.
Vila de Itajaí
Antiga vila histórica de Ituberá, suas maiores atrações são as matas e a abundância de águas. Existe um balneário próximo à vila, dotado de queda d´água, com trilha por dentro da mata, opções de hospedagem e restaurante.
Duração: tempo livre.
Dica: vale a pena aproveitar todas as atrações. A partir do balneário, é possível fazer caminhadas por dentro das matas da região. Ao voltar, um bom banho de cachoeira, seguido de um almoço com pratos regionais.
Como chegar: pegar a BA-001 no centro de Ituberá e seguir por 6 km, na direção sul.
Mirantes Urbanos
Mirante da Vila de Santo André. Situado na parte alta da cidade, no acesso à vila histórica e próximo à igreja. Oferece uma vista panorâmica de toda a cidade e do Canal do Serinhaém.
Mirante da Ponte do Saici
Localizado no bairro Érico Sabino, na zona norte da cidade, oferece uma visão da ponte do Saici e dos manguezais do Canal do Serinhaém.