Barcos na foz do Rio Acaraí - (Camamu-Ba) Foto: Ricardo Ribas |
Povoado de Acaraí
Do tupi -acará-y- (o rio dos acarás), que vêm a ser uns peixes fluviais escamosos. Localizada na zona rural de Camamu, sua principal atração é um balneário às margens de uma barragem. Como apoio local, existem uma piscina, quiosques e um restaurante que serve principalmente frutos do mar. Também há pontos de venda de mariscos diversos, especialmente pitu.
A cachoeira de Acaraí, nas imediações do povoado, dista cerca de 5 km de Camamu e tem uma queda d´água de 10 m. Nos arredores há plantações de cravo-da-índia, dendê e piaçava.
Duração: tempo livre.
Dica: a barragem é uma boa opção para banho.
Como chegar: pegar a rodovia BA-650. O povoado fica a 5 km a sudoeste de Camamu.
Povoado de Cajaíba do Sul
A economia local está voltada basicamente para a pesca, marcenaria, pintura e calafetagem das embarcações que são construídas nos famosos estaleiros de Cajaíba do Sul. Uma escuna pode levar de 4 a 6 meses para ficar pronta e na maioria das vezes o casco é do tronco de muanza e o resto do madeirame é de sucupira ou taipeba.
No dia de 'correr o barco', ou seja, de lançá-lo ao mar, a festa toma conta do vilarejo. A praia é extensa e tranqüila por estar inserida na baía. O artesanato local é feito de madeira, principalmente miniaturas das embarcações (escunas, saveiros e canoas) produzidas no povoado.
Duração: tempo livre.
Dica: vale a pena o contato com os marceneiros nativos para ouvir as histórias sobre a fabricação de barcos na ilha. A praia é bastante calma.
Como chegar: fretar barco ou lancha em Camamu. Cajaíba fica a cerca de 7 km.