Últimos posts

Rica Culinaria Baiana

Acarajé - Foto: Reprodução Globe Holidays - Divulgação
Acarajé - Foto: Reprodução Globe Holidays - Divulgação

Falar da Bahia sem falar de sua culinária é impossível. A culinária é uma das expressões mais autênticas da identidade e da cultura do povo Baiano. Ela se destaca pela grande variedade e pela influência predominante da África. Os escravos vindo de Angola, Moçambique, Costa do Marfim, Nigéria, Libéria e Congo trouxeram seus temperos e condimentos exóticos que hoje dão o 'toque especial' aos pratos típicos da cozinha Baiana.

Além da África encontramos também influências trazidas pelos Índios e os Portugueses e temos ainda aqueles pratos 'nascidos' nas senzalas, conjuntos de alojamentos destinados aos escravos, e feitos a partir das sobras do abate dos animais que os donos davam aos seus escravos. O resultado disto tudo é um caldeirão único e saboroso de ingredientes, temperos e criatividade gerando esta enorme variedade de comidas típicas inigualáveis.

Nenhum outro Estado brasileiro tem uma culinária típica tão diversificada quando a Bahia. Os africanos trouxeram o gosto por temperos fortes, especialmente o azeite de dendê e as pimentas.
Além disso, foi muito por força da forte associação entre culinária com a religião (muitas comidas são oferendas aos orixás). Dos índios veio a utilização principalmente de frutas, plantas e peixes locais.

Os portugueses trouxeram o manuseio de utensílios (fogões e panelas) e a utilização de açúcar. Do apimentado tempero da cozinha típica, à fartura de cores e sabores, tudo isso faz da  Bahia uma terra de culinária rica, exótica e deliciosa. A fartura de cores e sabores está em todos os cantos da Bahia. Do apimentado tempero da cozinha típica à diversidade da culinária do Sertão, passando pelos  doces de frutas tropicais e os mais variados bolos, fazem da Bahia uma terra de culinária rica, exótica e deliciosa.

Moqueca de Lagosta - Foto: Divulgação
Moqueca de Lagosta - Foto: Divulgação
Vatapá - Foto: Fernando Vivas (Agência A Tarde)
Vatapá - Foto: Fernando Vivas (Agência A Tarde)
Quiabada - Foto: Agnes Costarotava
Quiabada - Foto: Agnes Costarotava
VER MAIS 43 FOTOS
 Veja também
Limpar o pernil e furar com uma faca para que o tempero penetre bem. Temperar com o limão, o alho, a cerveja, sal e pimenta. Untar bem com manteiga e deixar no tempero por 5 h. Embrulhar o pernil em papel-alumínio e levar ao forno para assar durante 40 min...Saiba mais
Corte o frango nas juntas e lave com limão ou vinagre. Refogue em óleo o bacon, alho, cebola, tomate, pimentões cortados e os demais ingredientes. Pronto o refogado acrescente o frango, sal e água se for necessário. Deixe cozinhar. Sirva...Saiba mais
Cozinhe o feijão em água e sal. Prepare um refogado com azeite-de-dendê, cebola cortada, camarões secos inteiros e acrescente ao feijão cozido juntamente com os demais ingredientes e decore com coentro. Sirva acompanhando...Saiba mais
Destinos Bahia
Publicidade