Caravelas - Arquipélado de Abrolhos - Foto: João Ramos - Bahiatursa |
Passeios Históricos
Centro Histórico
Entre os atrativos culturais, destacam-se a Igreja Matriz de Santo Antônio, de estilo barroco colonial português, e a Igreja de Santa Efigênia, com imagens sacras em estilo barroco português e espanhol, dos séculos XVII e XVIII. Os casarões da cidade, principalmente da rua Barão do Rio Branco, casas térreas em estilo neoclássico – art nouveau – são de meados do século XIX, com fachadas em azulejos de Macau. O luxo do casario deve-se ao desenvolvimento da região, na segunda metade do século XIX, quando Caravelas atingiu sua fase áurea na economia em conseqüência do plantio do café e dos negócios no porto de Caravelas, que movimentava o extremo sul da Bahia e o norte de Minas Gerais, ligados por ferrovia.
Casa da Praça Dr. Imbaçai, 8 . Construção: final do século XIX. Casa da Rua Barão do Rio Branco, 76 -Construção: meados do século XIX. Casa da Rua Barão do Rio Branco, 149 Construção: meados do século XIX. Casa da Praça Santo Antônio, 27 - Construção: meados do século XIX. Casa da Rua Firmino Pereira, 175 - Construção: meados do século XIX. Casa da Rua Barão do Rio Branco, 56/58 - Construção: meados do século XIX.
Casas Típicas da Praia de Guauçá
Construção: vários períodos. Esses chalés, na Praia de Grauçá, fazem parte da história da região e por si só testemunham os vários períodos de que são originários.
Vila de Juerana
Construção: final do século XIX.
Igreja Santa Efigênia
Praça Teófilo Otoni - Construção: século XVIII.
Igreja Matriz de Santo Antônio
Esta construção está ligada a um fato curioso. Conta a história que, ao escolher o local para a construção do templo, em 1725, o padre Antônio do Espírito Santo baseou-se em uma lenda muito antiga, de que a primitiva imagem de Santo Antônio, feita em terracota, foi encontrada em um tronco “oco-toco de siriba”. Restava saber a posição da igreja. Então, ele colocou a imagem num toco de siriba, de frente para o estuário do Rio Caravelas. No dia seguinte, a imagem estava caída.
Foi então colocada de frente para o norte e foi encontrada como no dia anterior, caída. Finalmente, colocada de frente para o sul, ela foi encontrada no outro dia, em pé. Daí a ligeira inclinação da igreja, formando quase uma diagonal na praça quadrangular. Foi concluída 25 anos depois.
Passeios Ecoturísticos
Instituto da Baleia Jubarte
Para os ecoturistas de plantão, Caravelas oferece o Instituto Baleia Jubarte, uma organização não-governamental que trabalha com projetos de educação ambiental e baleia-jubarte. O Centro Abrolhos fica na rua Marechal Deodoro 44, Centro, tel: (73) 297-1148. Pode-se assistir a vídeos, exposições e adquirir camisetas, cuja renda é reinvestida nos projetos. Outro endereço imperdível é o da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer de Caravelas, na travessa Teobaldo Costa s/n, fone (73) 297-1113/1126. Aí, os funcionários desdobram-se para incrementar o turismo em Caravelas e atender aos turistas com todo tipo de informação, opções de lazer e serviços.
Rio Caravelas
Os passeios de barco pelo Rio Caravelas guardam surpresas deliciosas. A primeira delas é a Ilha do Pontal do Sul. O Rio, já perto da foz, sofre influência do mar e apresenta uma coloração azulada. A praia na ilha é deserta; uma imensa faixa de areia alvíssima é banhada por águas cristalinas. Duas tamareiras compõem a paisagem e chamam a atenção para o ineditismo da espécie, própria do oriente. Não há qualquer infra-estrutura e quem quiser permanecer por mais tempo no local deve levar lanche e água potável. Os bancos de areia, em frente à Praia do Grauçá e à Ilha do Cassumba, com grande extensão de manguezal e uma faixa de Mata Atlântica, são convites aos passeios ecológicos.