Final de tarde no Farol da Barra - Foto: Jota Freitas - Setur-Ba (Licença-cc-by-sa-3.0) |
Primeira capital do Brasil Colônia, Salvador é notável em todo o país pela sua variada gastronomia, música e arquitetura colonial. Com a influência africana em vários aspectos culturais, a torna o principal centro da cultura afro-brasileira. A cidade é um dos mais importantes destinos turísticos do país. O interesse pela cidade se dá pela beleza do conjunto arquitetônico, da cultura local e suas belíssimas praias.
O litoral de Salvador é considerado um dos mais extensos dentre outras cidades do Brasil. São mais de 80 km de praias bem divididas entre a Cidade Alta e Cidade Baixa, que vão desde Inema, no subúrbio ferroviário até à Praia do Flamengo, no outro extremo da cidade. As praias da Cidade Baixa são banhadas pelas águas da Baía de Todos os Santos, a mais extensa do país. Já as praias da Cidade Alta, a exemplo do Farol da Barra e do Flamengo, são banhadas pelo Oceano Atlântico, exceto a praia do Porto da Barra, a única localizada na Baía de Todos os Santos.
As praias da capital baiana tem águas límpidas e cristalinas, ideais para natação, vela, mergulho e pesca submarina, como também, são muito procuradas por surfistas devido as enseadas de mar com ondas fortes. Há também praias cercadas por recifes, formando belíssimas piscinas naturais de pedras.
Em Salvador, o turista pode curtir à praia pela manhã, passear pelo Centro Histórico à tarde, e à noite curtir os inúmeros bares na orla da capital ou ir dançar nos ensaios dos blocos de carnaval.
Os ritmos musicais mais da cidade são fortes principalmente no axé-music, o pagode, o forró, o samba e agora no momento do arrocha. Contudo, existe também um forte movimento de MPB .