Igreja Matriz Deus Menino - Foto: Tatiana Azeviche - Setur-Ba (Licença: cc-by-sa-3.0) |
Primeiramente ocupada pelos Tupinambás, a região onde está São Félix foi desbravada por Mem de Sá, terceiro Governador Geral, em meados do século XVI. A povoação foi arrasada pelos índios em 1621 e, somente na segunda metade do século, começou a crescer com o desenvolvimento do Porto da Cachoeira. Teve importante função de terminal tropeiro pois, daí partia a “Estrada das Minas” que passava por Rio de Contas, na Chapada Diamantina, chegando até Minas Gerais e Goiás.
Com história idêntica à de Cachoeira, foi durante o século XVIII e primeira metade do século XIX que a povoação experimentou seu maior desenvolvimento resultante da atividade comercial. Por muito tempo, a área que margeia o rio Paraguaçu abrigou depósitos e armazéns de fumo e três grandes fábricas de charuto.
Espelho da vizinha Cachoeira, com imagem refletida na margem direita do rio Paraguaçu. Encravada entre o rio e a serra oferece um dos mais belos visuais justamente na estrada íngreme e cheia de curvas que dá acesso ao outro município vizinho, Muritiba.