Últimos posts
Pontos Turísticos em Santo Amaro da Purificação
Festa do Bembe do Mercado  - Foto: Rita Barreto - Setur-Ba  (Licença: cc-by-sa-3.0)
Festa do Bembe do Mercado - Foto: Rita Barreto - Setur-Ba (Licença: cc-by-sa-3.0)

Cachoeiras

Cachoeira do Urubu (Mãe D´água)
Os praticantes de esportes radicais não dispensam o canyoning completo no rio Sergi: trekking, salto, nado, tobogã e cascading, antes e durante a aventura para a cachoeira do Urubu. O canyon oferece ingredientes indispensáveis ao ecoturismo.
São cinco quedas d´água que se sucedem entre paredes e a mata. A principal queda tem cerca de 50 metros de desnível. No caminho da linha férrea, observe o povoado de Barro Vermelho, uma comunidade remanescente de um quilombo.
Duração: um dia.
Dicas: de acesso difícil, é necessário o acompanhamento de um guia da região que pode ser contactado na Prefeitura de Santo Amaro.
Também faça contato com a rede ferroviária e solicite um 'pirulito' para andar pelos trilhos(se não quiser andar 10km a pé, pelos trilhos). Para os adeptos de ecoaventuras é indispensável a contratação de uma empresa especializada em esportes radicais.

Como chegar: o Espaço Cultural Lucky 33, um bar-lanchonete de onde se avista o começo da linha de trem, funciona como ponto de partida e chegada dos trilheiros. É preciso percorrer 10 km da via férrea que liga Santo Amaro a Cachoeira, a partir da estação da Rede Ferroviária; chegando ao quilômetro 88, a trilha segue pelo rio Sergi até a cachoeira.

Cachoeira da Vitória
Já foi mais alta, cerca de 4 metros; uma forte enchente no rio Paraguaçu modificou o seu traçado e a queda livre. Atualmente a cachoeira da Vitória, formada pelo rio do mesmo nome, tem três pequenas quedas d´água de volumes diferentes.
Para chegar até ela é só seguir uma trilha beirando a margem direita do rio Vitória ou, para os adeptos de aventura, fazer uma pequena caminhada pelo leito do rio.
Duração: duas horas e meia.
Dica: aproveite para comprar o autêntico azeite de dendê pisado no pilão, feito pelos nativos.
Como chegar: saindo de Santo Amaro em sentido noroeste, percorrer 4 km na estrada para Oliveira dos Campinhos e entrar à esquerda por mais 4 km em direção ao povoado de Pedras. Daí, seguir 1,5 km andando por uma trilha que margeia o rio Vitória.

Ecoturismo

Cascatas de Zé Regadas e de Nanã
Locais de oferendas dos adeptos do candomblé.
Duração: um dia.
Dica: contrate um guia na Prefeitura.
Como chegar: seguir pela 'estrada real' até o distrito de Oliveira dos Campinhos, num percurso de aproximadamente 22 km.

Praias:

Praia de Cabuçú

Águas mornas e abrigadas, apropriadas para a prática de esportes náuticos - windsurf, esqui e vela - canoagem e passeios ecológicos, com uma extensão de 3 km. Por ser uma área localizada entre o mar e foz de rios, inclusive o Paraguaçu, em determinados meses do ano, a praia torna-se um 'berçário marinho', com a reprodução de vários tipos de mariscos e crustáceos: aratu, papa-fumo, tarioba, sururu e outros,
Duração: tempo livre.
Dica: em uma das barracas que se espalham pelas praias, experimente o escaldado de caranguejo, catado de siri e de caranguejo com batatas, cenoura e couve-flor (adaptado para turistas estrangeiros).
Como chegar: a partir de sua sede, Saubara, percorrer 5 km por uma estrada de terra em direção sul.

Praia da Bica
Quase deserta, fica em frente à Barra do Paraguaçu. Destaque para uma bica de água natural que brota do alto de uma falésia e cai na praia.
Duração: tempo livre.
Como chegar: a partir da sua sede, Saubara, percorre-se 8km por uma estrada de terra em direção a Bom Jesus dos Pobres. A praia da Bica fica próximo a ponta do Bom Jesus.

Praia de Itapema
O acesso é feito pela saída de Santo Amaro em direção a Cachoeira, BA-026, no entroncamento com a BA-878, em direção à Saubara.
Características: ilhotas e bicas de água doce à beira-mar são as principais atrações dessa praia situada no tranqüilo vilarejo de Itapema.

Monte Cristo
Acesso: a pé são 40 minutos, a partir da Praia de Bom Jesus dos Pobres.
Características: deserta, apresenta recifes.

Praia da Fazenda
São 34 km, uma continuação de Cabuçu.
Características: manguezais

Araripe
Acesso: a pé, 1 hora, a partir da Praia de Bom Jesus dos Pobres
Atrativos: Rio Paraguaçu

Rapel

Rapel em Santo Amaro
Em Santo Amaro, no Recôncavo, a cachoeira Mãe D’Água com 50 m de desnível é outra opção próxima à capital.