Últimos posts
Pontos Turísticos em Santa Luzia
Belezas Naturais de Santa Luzia - Foto: Ascom - Prefeitura Municipal
Belezas Naturais de Santa Luzia - Foto: Ascom - Prefeitura Municipal

Ecoturismo

Trilha dos Diamantes
Os banhos em Santa Luzia passam uma sensação rejuvenescedora e mágica como os da Fazenda Boa Esperança. Em meio a rios e a um complexo de lagos que formam piscinas naturais, a Lagoa Dourada é uma das várias atrações, com suas águas cristalinas azuis à sombra da Mata Atlântica e de cacaueiros; localiza-se próximo à porteira da entrada da Fazenda Boa Esperança. Entrando na fazenda, existem outros atrativos: o Poço e a Trilha dos Diamantes, cachoeiras, o povoado da Cruz de Pia e o Poço dos Escravos. O Poço dos Diamantes foi explorado até bem pouco tempo como garimpo de diamantes. Hoje desativado, foi transformado em duas piscinas de água morna azul turquesa, devido à presença da rocha calcária.

A Trilha dos Diamantes tem cerca de 4 km com trechos calcetados pelos escravos até a cachoeira Cruz de Pia e o Poço dos Escravos. A cachoeira, com aproximadamente 4 m de altura, é resultado do trabalho escravo que, abrindo uma fenda na rocha, desviou o curso do rio para um poço com a finalidade de lavar o cascalho à procura de diamantes. No retorno há, ainda, uma opção de trilha passando pelo Povoado de Cruz de Pia, envolto em muitas histórias e misticismo.
Duração: o dia todo
Como chegar: BA-270- Santa Luzia, em direção ao povoado de Betânia; percorrer 17 km, virar à direita e percorrer mais 2 km por estrada de terra, em boas condições de tráfego.
Dicas: Para fazer todo o percurso, há duas opções: a pé ou a cavalo, alugado na própria fazenda. No Poço dos Diamantes, a profundidade máxima é de 5 metros. A visita deve ser programada com antecedência.

Rapel

Os encantos radicais de Santa Luzia
As cavernas também estão presentes na Costa do Cacau, município de Santa Luzia. Com destaque para a do Lapão e do Lapão Velho. Para a prática do rapel, recomenda-se o Mirante Três Marias - muito procurado pelos aventureiros de plantão. Os adeptos dos esportes radicais têm aí algumas alternativas de “aventura punk”, seja o rapel nos 40 metros de paredão de rocha do Três Marias ou na entrada do Lapão Velho, por fora e por dentro da caverna, com alturas variadas. E haja “adrenalina”, para entrar no Lapão com cordas, atravessar os quase 500 metros que separam as duas entradas com descida íngreme, travessia de abismos e galerias submersas, até subir ao topo do “apaga vela” e chegar ao salão principal.

Unidades de Conservação

Parque Ecoturístico do Lapão
Acesso a 6 km, de carro, pela Mata Atlântica, até o estacionamento do parque. Daí em diante começa a caminhada pelo parque, com aproximadamente 3,5 km em meio à mata, percorrendo o trecho mais íngreme do trajeto (300 m). A primeira parada é no Mirante das Três Marias, onde se descortina uma vista panorâmica da região. Dá para praticar rapel em 40 m do paredão de rocha. A caminhada prossegue em direção à Caverna do Lapão, onde se pode fazer a travessia pelo salão principal (Catedral), com 120 m de comprimento, 20 m x 21 m de entrada, cortada por pequeno córrego, galerias inundadas e cercada por lendas e mistérios.

Saindo do Lapão, uma caminhada de 1,5 km de trilha passando pelo Mirante do Feto, para apreciar a paisagem; mais adiante, parar na Cabana Nosso Amigo, um ponto de apoio para descanso, com água de coco e caldo de cana disponíveis.
Duração: 6 horas
Como chegar: Saindo de Santa Luzia em direção ao povoado Novo Horizonte, 1,5 km em estrada de terra até a entrada do Parque Ecoturístico do Lapão. Quem desejar visitar apenas a caverna, não precisa entrar no parque. É só seguir pela rua Lapão em direção à BR-101, até a entrada da Fazenda Santo Antônio.
Dicas: Recomenda-se carro de tração e caminhadas. Levar lanche e bastante água. Observar as formações rochosas do Lapão. Oferecem opções tanto para esportes radicais, como para contemplação.
Para visitar, é preciso fazer contato com a Secretaria de Turismo e Meio Ambiente de Santa Luzia.

Só 480 m da gruta do Lapão são explorados. Os adeptos dos esportes radicais podem praticar rapel, nos 40 m dos paredões de rocha das Três Marias, por fora ou por dentro das cavernas, com alturas variáveis. Pode-se ainda atravessar os quase 500 m que separam as duas entradas da caverna do Lapão, com descidas íngremes, travessia de abismo e galerias estreitas, até subir ao topo do 'apaga vela' e chegar ao salão principal.

Conheça mais sobre Santa Luzia
Destinos Bahia
Publicidade