Caravelas - Arquipélado de Abrolhos - Foto: João Ramos - Bahiatursa |
Passeios Ecoturísticos
Instituto da Baleia Jubarte
Para os ecoturistas de plantão, Caravelas oferece o Instituto Baleia Jubarte, uma organização não-governamental que trabalha com projetos de educação ambiental e baleia-jubarte. O Centro Abrolhos fica na rua Marechal Deodoro 44, Centro, tel: (73) 297-1148. Pode-se assistir a vídeos, exposições e adquirir camisetas, cuja renda é reinvestida nos projetos. Outro endereço imperdível é o da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer de Caravelas, na travessa Teobaldo Costa s/n, fone (73) 297-1113/1126. Aí, os funcionários desdobram-se para incrementar o turismo em Caravelas e atender aos turistas com todo tipo de informação, opções de lazer e serviços.
Rio Caravelas
Os passeios de barco pelo Rio Caravelas guardam surpresas deliciosas. A primeira delas é a Ilha do Pontal do Sul. O Rio, já perto da foz, sofre influência do mar e apresenta uma coloração azulada. A praia na ilha é deserta; uma imensa faixa de areia alvíssima é banhada por águas cristalinas. Duas tamareiras compõem a paisagem e chamam a atenção para o ineditismo da espécie, própria do oriente. Não há qualquer infra-estrutura e quem quiser permanecer por mais tempo no local deve levar lanche e água potável. Os bancos de areia, em frente à Praia do Grauçá e à Ilha do Cassumba, com grande extensão de manguezal e uma faixa de Mata Atlântica, são convites aos passeios ecológicos.
As Praias de Caravelas:
Barra de Caravelas
Em frente ao povoado do mesmo nome, habitado por pescadores nativos. É ponto de atracação de embarcações pesqueiras. O mar é de águas tranqüilas e próprias para banho e pesca. Dispõe de infra-estrutura turística.
Praia de Grauçá
As amendoeiras seguem a praia por uma grande faixa contínua. De mar calmo, protegida pela ilha Pontal do Sul, que compõe a paisagem bem em frente de Barra de Caravelas, a praia de Grauçá é muito freqüentada por jovens e ecoturistas e dispõe de infra-estrutura turística com uma concentração de bares, pousadas e restaurantes que movimentam o local. O Museu da Baleia reúne, a céu aberto, o esqueleto completo de um animal, além de peças que o mar depositou na praia.
Praia da Ponta da Baleia
Saindo de Caravelas, percorrer 18 km, por via litorânea, no sentido norte, até a Ponta da Baleia. A partir de Barra de Caravela a estrada não é pavimentada. O surf e o mergulho são os principais esportes praticados nessa praia que tem ondas fortes. Animais silvestres, como gaviões e macacos freqüentam essa praia que é completamente deserta e desabitada. Na paisagem predomina a vegetação de restinga e a Mata Atlântica dá um toque ao ambiente selvagem.
Sem acesso para automóveis, a Ponta da Baleia está protegida na forma de Área de Proteção Ambiental e o melhor meio de alcançá-la é caminhando pela areia ou pela restinga a partir da praia de Iemanjá, em um percurso de quatro quilômetros. Uma coroa de areia que avança para o mar serve de marco da Ponta, que também é iluminada por um farol da Marinha. Aí é interessante observar, na maré cheia, o choque das águas que vêm do sul com as águas do nordeste. No local, antigos pescadores costumavam desossar baleias, daí a origem do nome.
Ponta da Baleia também é ponto de partida para um trekking até a praia do Zeloris, distante oito quilômetros na direção norte, passando pela praia de Iansã, onde é possível praticar camping selvagem. O passeio consiste em caminhar pela praia, na ida, e voltar por dentro, passando por trechos de manguezal, restinga e Mata Atlântica, para observação de pássaros e macacos. A praia é de mar aberto e completamente deserta.
Praia de Aracaré - Barra de Caravelas
Características: a praia só permite banhos na maré alta, pois este é o período em que o mar transborda do canal de Caravelas e avança sobre a areia escura. Atrativos: mangue e pesca (robalo, pescada, siri).
Praia do Grauçá
Reza a lenda que o verdadeiro nome seria Goroçá, como aliás os moradores mais antigos a chamam. Características: com grande extensão de amendoeiras, é a grande vedete do local.
Atrativos: come-se bem em dois bons restaurantes na área, o do Tio Berlindo e o Museu da Baleia, que, além do suculento cardápio de frutos do mar, reúne, a céu aberto, peças náuticas e o esqueleto completo de uma baleia. O Hotel Fazenda Marina Porto Abrolhos é o melhor em infra-estrutura no município.
Praia de Iemanjá
A praia é de mar aberto, própria para surf, windsurf, e, em terra, uma única barraca que funciona como bar e restaurante serve de infra-estrutura para os freqüentadores; possui extenso coqueiral.
Praia do Pontal do Sul
Características: praia isolada e deserta, com águas límpidas e areias brancas, separada do Guauçá por um estreito do mar. Travessia fácil, a 5 Km de barco.
Praia do Quitongo
Praia fluvial com influência do mar, é protegida pela Ilha Cassumba, situada logo à frente, sendo propícia à prática de esportes náuticos, especialmente à vela, na maré cheia. Aí está localizada a sede regional do IBAMA e um hotel com píer de atracação. É a praia mais próxima da cidade e da Barra do Rio Caravelas fica no km 1 da estrada que liga a sede do município aos distritos de Ponta de Areia e Barra. É margeada pelos exuberantes manguezais e vegetação típica das restingas, incluindo dezenas de pitangueiras e cajueiros. Na vila, encontra-se um posto do IBAMA.
Restingas do Mangue e Ilhas Fluviais
Grande beleza natural compõe o cenário desta região: as restingas do mangue, com árvores frutíferas e coqueiros, as ilhas fluviais, que se localizam nos canais dos manguezais. A maior das ilhas - Caçumba, de 100 km², oferece perspectiva de exploração para turismo ecológico. A água não é poluída.