Praia de Arembepe - Camping Foto: Jota Freitas - Setur |
Ecoturismo
Arembepe
Antiga vila de pescadores é hoje um centro turístico com muitos bares, restaurantes e hotéis. A Igreja de São Francisco é um marco da simplicidade do lugar e dos seus moradores. Aí acontece entre fevereiro e março a festa em louvor ao padroeiro dos pescadores, São Francisco de Assis. Ao longo dos anos, essa festa transformou-se na grande 'ressaca' do carnaval, por acontecer logo após o reinado de Momo, reunindo foliões e trios elétricos. A vila ganhou fama a partir da década de 60, quando foi descoberta pelo movimento hippie.
Aí se instalou a Aldeia de Arembepe, onde hippies do mundo inteiro chegaram pregando 'paz e amor'. A presença de artistas nacionais e internacionais, como os Novos Baianos, Janis Joplin e Mick Jagger tornou Arembepe a mais famosa aldeia hippie do Brasil. Atualmente, o movimento ainda resiste tornando a área um ponto de visitação turística, preservando as mesmas características dos anos 60, especialmente as casas de palha, a vida comunitária e a venda de artesanato.
A aldeia hippie fica às margens de uma lagoa formada pelo Rio Capivara, hoje transformada em Área de Proteção Ambiental.
Duração: tempo livre.
Dicas: não deixe de experimentar as famosas moquecas baianas da região.
Como chegar: sair de Abrantes pela Estrada do Coco, seguir por 12 km no sentido norte, passando por Jauá e Interlagos até a entrada para Arembepe.
Açu da Capivara
Trecho navegável do rio Capivara, bom para banho e pesca. Na margem esquerda fica um povoado agrícola do mesmo nome. É possível atravessar o rio de canoa e fazer pequenos passeios na área.
Duração: 2 horas.
Como chegar: sair de Arembepe até a Estrada do Coco e atravessar para a outra margem da rodovia, entrando no loteamento até um píer no rio Capivara.
Pesque e Pague Lagoa Branca
Funciona no estilo 'day use', com bar, restaurante e aluguel de equipamento para pesca. Entre as espécies pescadas estão o tambaqui, tambacu e pacu.
Duração: 1 dia.
Dicas: funciona de terça-feira a domingo, das 8 às 17h30.
Como chegar: sair de Abrantes pela Estrada do Coco, no sentido norte. O acesso ao empreendimento está à esquerda.
Vila de Abrantes / Mirante do Cruzeiro
Primeira sede do município, é cercado por um cordão de dunas entre as praias de Busca Vida e Jauá, que deu origem ao Parque das Dunas de Abrantes. No final do bairro Fonte da Caixa está o Mirante do Cruzeiro, de onde se descortina a paisagem predominante em toda a Costa dos Coqueiros: lagoas, praias, rios, riachos, áreas alagadas e as imponentes dunas que, nessa área, estão a 48 m de altitude.
Duração: tempo livre.
Como chegar: o Mirante fica no final de linha de Abrantes, no bairro Fonte da Caixa.
Projeto Tamar
Uma das áreas de desova de tartarugas-marinhas, Arembepe sedia uma base do Projeto Tamar que recebe grupos com hora marcada para visitação. A programação inclui palestra, exibição de filme, visita aos tanques e à encubadora.
Duração: 2 horas.
Como chegar: seguir pela via litorânea de Arembepe no sentido norte, até a aldeia hippie.
Pesque e Pague Neptunus
Um empreendimento turístico entre a Estrada do Coco e o cordão de dunas de Abrantes. Em uma lagoa urbanizada é possível pescar tilápia, bagre, tambaqui, tambacu e curimatá. O visitante também pode desfrutar de áreas de lazer com piscinas, quadras esportivas e bosque com trilha.
Duração: 1 dia.
Dica: funciona de segunda-feira a domingo, das 7h30 às 17h30.
Como chegar: sair de Abrantes pela Estrada do Coco por 1,5 Km, no sentido Salvador ou no Km 10 desta estrada e percorrer 1 km em via sem pavimentação, à esquerda, até a entrada do empreendimento.
As Praias de Camaçarí:
Praia de Guarajuba
Completamente urbanizada e repleta de condomínios de luxo ao longo do litoral. Há uma concentração de pescadores na área conhecida como Praia do Porto de Guarajuba. Um calçadão com ciclovia se estende por toda a orla que também dispõe de barracas de praia, restaurantes e hotéis. É boa para banho, pesca, surf e mergulho. A paisagem mostra dunas, coqueiral e lagoas integrantes da APA Lagoas de Guarajuba. Praias de areias claras, banhadas pelo um lindo mar de águas azuis e transparentes, convivem com modernos empreendimentos imobiliários de alto luxo com vários condomínios.
Praia de Busca Vida
A lagoa de Busca Vida deu nome a toda essa área, onde predomina um condomínio residencial fechado, que restringe o acesso de veículos. Os visitantes que desejarem conhecer a praia podem fazê-lo a pé ou de bicicleta. Os 9 Km de praia são de mar aberto, com ondas fortes e trechos com pedras, a partir da margem esquerda da foz do rio Joanes. Belas casas de veraneio intercalam-se entre o coqueiral, a lagoa de Busca Vida e as dunas de Abrantes.
Praia do Japonês
Ainda na localidade de Jauá, na direção sul, é própria para o surf, com ondas altas e sem pedras. O nome da praia é decorrente do primeiro habitante do local, um japonês.
Praia de Barra do Jacuípe
Originalmente uma vila de pescadores, foi descoberta por turistas e veranistas a partir da década de 70. A foz do rio Jacuípe torna a praia excelente para a pesca e a prática de esportes náuticos. O banho é recomendado com cautela, especialmente na maré alta, por causa das fortes correntezas. Oferece completa infra-estrutura turística com bares, restaurantes, barracas de praia e hotéis.
Praia de Itacimirim
O navegador solitário, Amir Klink, tornou esta praia conhecida internacionalmente, em 1984, ao desembarcar em Itacimirim depois de atravessar o Oceano Atlântico a remo, em um caiaque. O local onde ele aportou ficou conhecido como Praia da Espera e lá está um marco para lembrar a aventura. A praia é de mar aberto, boa para banho, surf e pesca. Itacimirim, como a maioria das localidades da Costa dos Coqueiros, originou-se de uma vila de pescadores. A faixa costeira é estreita, limitada pelo rio Itacimirim, que corre paralelo ao mar até desaguar no rio Pojuca, limite entre os municípios de Camaçari e Mata de São João.
Praia de Jauá
Originalmente uma vila de pescadores que foi descoberta por veranistas. O trecho de praia no centro urbano é protegida por uma barreira de recifes naturais formando uma grande piscina, muito freqüentada na maré baixa, e que também serve de porto para os barcos dos pescadores. Um calçadão se estende por toda a orla marítima que dispõe de barracas de praia, restaurantes e hotéis. As lagoas, dunas e coqueiral são ingredientes permanentes na paisagem.
Praia de Arembepe
Na área mais urbanizada, a praia é protegida por uma barreira de recifes que forma um porto natural, própria para o banho e pesca. Na direção sul, na seqüência, estão as praias de Piruí, dos Lagos e Interlagos, com as mesmas características: dunas, lagos e coqueiral. Na direção norte ficam as praias do Projeto Tamar e da Aldeia Hippie. Os trechos sem pedras são ideais para a prática do surf.
Praia de Interlagos
Como o nome já diz, a região está 'entre lagos', separada pelas dunas e coqueiral. A praia é de mar aberto com ondas fortes, própria para o surf. Um condomínio residencial fechado só permite o acesso de automóveis dos moradores. O acesso de pedestres é livre.