Últimos posts
História de Piranhas
Visão geral da cidade vista do mirante - Foto: Peter Louiz (Licença-cc-by-3.0)
Visão geral da cidade vista do mirante - Foto: Peter Louiz (Licença-cc-by-3.0)

A Histórica cidade de Piranhas, fundada no século XVIII, e banhada pelo rio São Francisco, apresenta grande beleza natural.Suas estreitas ruas são o caminho para uma visita aos casarões coloniais. A 315 km de Maceió, situada na microrregião do Sertão alagoano. A cidade também é palco de um dos maiores acontecimentos da história recente do Brasil, foi de Piranhas a força policial que exterminou o Rei do Cangaço Virgolino Ferreira da Silva, o LAMPIÃO,comandada pelo então tenente João Bezerra da Silva em 28 de julho de 1938 na Grota de Angico no município de Poço Redondo/SE.Além de ser a primeira cidade a expor as cabeças de Lampião, Maria Bonita e outros nove cangaceiros.

A cidade “ Lapinha do Sertão” foi recanto preferido pelo grande seresteiro Altemar Dutra para momentos de inspiração e lazer, chegando a declarar que nasceu no dia em chegou em Piranhas. Piranhas serviu de locação para filmes que se tornaram famosos no Mundo inteiro a exemplo do “Bye Bye Brasil” de Cacá Diegues em 1979 e “Baile Perfumado” de Lírio Ferreira e Paulo Caldas de 1997. E recentemente a Rede Globo Gravou varias cenas da Novela” Cordel Encantado” e a serie As Brasileiras “O Anjo de Alagoas”.

Em 18 de Outubro de 1859, o Imperador D. Pedro II em passagem pela cidade de Piranhas assim descreveu: 'Tirei uma vista à pressa do rio junto a Piranhas de cima, através da grade de pau da janela do meu quarto, e depois dormi até o jantar'. Em 17 de dezembro de 2003 o município de Piranhas foi tombado como Patrimônio Histórico e Paisagístico Nacional, sendo o 1ª a cidade reconhecida pelo IPHAN como patrimônio na região do semi-árido nordestino.

Conheça mais sobre Piranhas
Destinos Alagoas
Publicidade