Memorial dos Autonomistas - Foto: Sergio Vale-Secom (Licença-cc-by-2.0) |
Principais Museus de Rio Branco
O Acre é hoje a unidade federativa com maior porcentagem de municípios dotados de museus na Região Norte e possui a segunda mais baixa relação de número de habitantes por museu do país, atrás apenas do Rio Grande do Sul. Segundo dados do Cadastro Nacional do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), o Acre possui hoje 23 instituições museológicas, divididas por seis municípios. A capital do estado, Rio Branco, concentra a maior parte dos museus (catorze, ou 60,9% dos museus acrianos). A lista engloba, além de museus strictu senso, os acervos públicos, centros científicos, espaços culturais e reservas naturais em conformidade com a definição de museu do International Council of Museums (ICOM).
Museu da Borracha
Criado pelo Dec. Estadual nº 030, de 03 de abril de 1978, por ocasião das comemorações do Centenário da Imigração Nordestina, reuni um importante acervo de peças de arqueologia, paleontologia, coleção de manuscritos e impressos da história do Acre, como jornais, revistas, fotografias, peças e documentos de diversos grupos etnográficos do Estado, objetos e utensílios de extração do látex e peças de borracha. Sua exposição oferece aos visitantes a oportunidade de conhecer por meio de suas coleções, um pouco da riqueza e diversidade das práticas e crenças vivenciadas pelas comunidades tradicionais.
Horário de Visitação: (Guiadas) 3ª a 6ª feira das 8h às 18h, Sábados, Domingos e Feriados: 16h às 21h.
Localização: Avenida Ceará nº 1441 – Centro
Biblioteca da Floresta
Antropologia e etnografia; arqueologia; artes visuais; história; imagem e som. Abriga exposições permanentes sobre os povos indígenas do Acre, o zoneamento ecológico e econômico e a história de Chico Mendes. O acervo bibliográfico é especializado na história da Amazônia e do Acre.
Casa dos Povos da Floresta
Antropologia e etnografia; arqueologia; artes visuais; história; imagem e som; virtual.O espaço abriga um acervo permanente sobre a história e a cultura dos povos indígenas do Acre, dos povos ribeirinhos e dos seringueiros, bem como sobre as manifestações folclóricas regionais. É equipado com sala de projeção, biblioteca e salas para exposições temporárias.
Museu Seringal Capitão Ciríaco
História; imagem e som Localizado no interior do Parque Capitão Ciríaco. O local, com 4,6 hectares de área, pertenceu ao capitão Ciríaco Joaquim de Almeida, um dos líderes da Revolução Acriana. É dotado de diversos equipamentos culturais, dedicados à história e à cultura do Acre e ao surgimento da cidade de Rio Branco. Também abriga a sede da Fundação Garibaldi Brasil.
Parque Zoobotânico da Universidade Federal do Acre
Ciências naturais e história natural Localizado no campus da UFAC, o Parque Zoobotânico ocupa uma área de 144 hectares, sendo a maior área verde dentro do perímetro urbano da cidade de Rio Branco. Possui a maior coleção botânica do estado, com mais de 30 mil espécies vegetais catalogadas em seu herbário e outras 20 mil aguardando inclusão no catálogo. A fauna é composta, majoritariamente, por pequenos mamíferos, répteis, anfíbios e aves. O parque produz, em média, 30 mil mudas por ano.