Roupas adequadas para o destino e itens pessoais devem ser pensados para evitar excessos na bagagem e atender às necessidades por completo.
Na reta final do ano, muitas pessoas começam a tirar do papel aquela viagem tão esperada de férias ou para celebrar com amigos e família. Para muitos, basta um chinelo no pé e uma toalha na mochila, para aproveitar trilhas de cachoeira ou visitar o litoral. Para outros, é preciso considerar uma mala maior, especialmente no caso de viajar com a família ou para lugares novos.
Atualmente, companhias aéreas e de ônibus possuem várias normas para o despacho de bagagens, como limite de peso, tamanho e quantidade. Para não ser pego de surpresa ao ter que pagar taxas adicionais, ou mesmo para não exagerar nos itens da viagem, é importante planejar o que vai e o que fica na hora de montar a mala.
Criando um checklist da mala perfeita para a sua viagem
Antes de tudo, é importante considerar o seu destino e a duração da viagem. Um lugar com altas temperaturas não vai precisar que você tenha na mala roupas de frio, assim como uma viagem de uma semana pede mais itens do que um simples bate e volta. Tendo isso em mente, é fácil partir para os próximos passos.
Organize documentos e itens fundamentais
Geralmente eles vão ser carregados na sua mala de mão, junto com outros itens pessoais. Mas é fundamental organizar e separar documentos como RG, passaporte, passagens, reservas impressas e outros comprovantes úteis. Chaves, cartões, remédios e outros objetos também podem ser organizados no mesmo grupo, ficando de fácil acesso.
Opte por roupas versáteis
Nem sempre você vai ter à disposição durante a viagem uma lavadora de roupas ou vai querer gastar tempo limpando as peças. Para otimizar a possibilidade de combinar looks e reduzir o volume na mala, a sugestão é escolher peças de roupa versáteis e adequadas para diferentes ocasiões.
Camisetas básicas e de tecido confortável, peças de caimento reto e que priorizam o conforto são ótimas escolhas para montar uma mala funcional. Em uma viagem para a praia ou o campo, você pode complementar as peças com acessórios, enquanto uma viagem para a cidade favorece o complemento do visual com outras peças de sobreposição.
Foque em calçados confortáveis
Seja para viajar de avião por longas horas, seja para conseguir apreciar paisagens no seu destino andando pela rua, os calçados confortáveis fazem a diferença. Botas de solado firme e impermeáveis podem ser uma opção para compor um look diferente, mas sem abrir mão do conforto e da funcionalidade nos pés.
Em praias, resorts e outros ambientes mais casuais, chinelos e sandálias serão os mais utilizados, e você pode escolher um modelo mais trabalhado para momentos de festa ou passeios. Na dúvida, opte por um tênis básico e que seja versátil para usar com roupas mais finas, e também nas horas descontraídas, favorecendo também quem vai dirigir durante a viagem.
Necessaire de itens de higiene e beleza
A depender do seu destino de viagem, não será possível carregar frascos de produtos como shampoos, condicionadores e sabonetes. Considere o período da sua estadia e a real necessidade de levar esses itens de casa, já que eles podem ser adquiridos em frascos pequenos no próprio lugar.
Cremes e outros produtos de beleza podem ser levados em embalagens herméticas, identificados com etiquetas adesivas e na quantidade exata de uso. Isso evita que você desperdice produtos e corra menos risco de vazamentos na mala, sujando roupas de produtos difíceis de serem removidos imediatamente.
Acessórios de organização
Arrumar a mala pode até ser fácil, mas difícil é colocar tudo de volta. Experimente usar organizadores de mala, que facilitam separar os itens por categoria (roupas, objetos, compras) e otimizam o espaço dentro dela. Na volta, eles também ajudam a devolver tudo para a bagagem com menos esforço, mantendo o que foi usado longe do que ficou limpo.