A cerveja é uma bebida extremamente popular em todo mundo, sendo produzida na maioria esmagadora dos países. Entretanto, apesar da bebida ser fácil de se achar, existem alguns países que merecem atenção especial, já que possuem uma grande tradição em produzir cervejas que são de muita qualidade e admiradas por todos.
Dessa forma, comprar cerveja nessas nações é uma chance de ouro de experimentar um sabor único e inesquecível. Contudo, quais seriam os países que têm tradição respeitável na produção de cerveja? Saiba mais sobre aqueles que são referência no texto a seguir.
Alemanha
Impossível uma lista com essa pauta não citar a Alemanha, não é mesmo? Isso não é por menos, já que o país é considerado o “paraíso das cervejas” pelo jornal alemão DW. Ao todo, são mais de 1200 cervejarias em todo o país, que produzem mais de 5000 mil marcas de cervejas. Ou seja, há variações da bebida capazes de agradar a todos os gostos.
Para quem quer visitar o país e fazer uma “rota da cerveja”, é recomendado ir em regiões produtoras como Colônia, Berlim, Nuremberg, Hamburgo e Karlsruhe. Um local que merece atenção especial é a cidade de Munique, município em que ocorre a tradicional Oktoberfest no mês de outubro e que atrai amantes da bebida de todos os cantos do mundo.
Bélgica
A Bélgica é outro recanto europeu que se tornou sinônimo de cerveja de qualidade. Lá está a maior parte das cervejarias controladas pelos monges da Ordem Trapista, responsáveis por produzir cervejas artesanais de qualidade excepcional. Além do sabor único, essas cervejas se destacam por serem fabricadas em pequena escala e de forma tradicional. Portanto, visitar regiões como as de Flandres, Valônia e Bruxelas é uma excelente pedida para quem quer degustar os diferentes sabores presentes no país.
Além das cervejas artesanais, a Bélgica se destaca por ser onde fica a sede da Interbrew, fabricante da Stella Artois. Ela se uniu à norte-americana Anheuser-Busch (dona da Budweiser) e à brasileira Ambev para formar a AB InBev, a maior cervejaria do mundo, que detém cerca de 20% do mercado do planeta.
República Tcheca
Ainda na Europa, vale citar a República Tcheca. O país do leste europeu é considerado a terra natal da cerveja Pilsen, o que fez com que o lugar desenvolvesse uma longa tradição cervejeira. Inclusive, é nessa nação que fica a cidade de Pilsen, conhecida pela marca Pilsner Urquell, uma das mais conhecidas do mundo.
A República Tcheca também é reconhecida por suas cervejas de trigo e escuras, algo que atrai bastante os visitantes. Quem visita o país precisa fazer um tour pelas cervejarias históricas na capital Praga, aproveitando para experimentar cervejas frescas direto do barril.
Estados Unidos
Saindo do Velho Continente, é importante destacar que os Estados Unidos também conseguiram se tornar, mais recentemente, um país de referência quando o assunto é cerveja. Eles possuem uma cena cervejeira vibrante e bastante diversificada, oferecendo uma grande variedade de sabores e estilos para os amantes da bebida.
O “tour cerveja” pelo país inclui cidades como Portland, no estado de Oregon, e Denver, no Colorado. Elas são reconhecidas por concentrar várias cervejarias artesanais premiadas. E assim como a Alemanha tem a Oktoberfest, os EUA têm festivais de cervejas imperdíveis, como Great American Beer Festival, que reúne cervejas fabricadas em todo o país.
Brasil
Acha que só países do exterior são referência neste assunto? Pois saiba que o Brasil também é uma das nações respeitadas pela sua tradição cervejeira, elemento presente em nossa cultura desde o período colonial. O país é o terceiro maior mercado consumidor da bebida no mundo, sendo relevante tanto pela forte presença de capital nacional na AB InBev como pelas microcervejarias espalhadas pela nação.
A região sul do Brasil, sobretudo os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, tem destaque na produção de cervejas de ótima qualidade. Já a mineira Wäls, em 2014, recebeu dois prêmios no World Beer Cup, o principal evento do planeta sobre cervejas.