Planejar uma viagem é sempre emocionante, mas arrumar a mala pode ser um desafio, não é verdade? Especialmente quando queremos garantir que vamos levando tudo o que é essencial sem exagerar no volume.
Afinal, ter uma mala de viagem versátil é fundamental para garantir conforto e praticidade durante a jornada, principalmente quando não abrimos mão dos itens indispensáveis. Aliás, entre eles se destaca o moletom feminino, que, além de oferecer conforto, adapta-se a diferentes climas e ocasiões.
Mala de viagem: Técnicas de organização
Existem algumas técnicas que aumentam o espaço de armazenamento e os cubos de embalagem em sua mala de viagem, são uma delas. A utilização deles serve para categorizar suas roupas e acessórios, facilitando o encontro do que você precisa rapidamente. Outra dica é usar os sacos para colocar as roupas sujas, pois, assim, ficarão separadas das limpas.
Além disso, pratique os métodos de dobra e rolagem, ou seja, ao enrolar as roupas, estará economizando espaço e também ajudará a evitar amassados. Para trajes mais volumosos, como casacos e suéteres, use a técnica de dobra vertical para maximizar o espaço.
Em relação aos calçados, utilize o espaço dentro dos sapatos para guardar meias, roupas íntimas ou pequenos acessórios. Além disso, aproveite os bolsos internos da mala para guardar documentos, carregadores e outros pequenos itens.
Por fim, não esqueça de colocar os objetos que você pode precisar rapidamente, como documentos, carregadores e uma muda de roupa, no topo da mala ou em compartimentos externos, assim ficará mais rápido para pegá-los.
O que colocar dentro da mala para uma viagem
Agora que você já sabe como organizar sua mala de viagem, saber o que levar de maneira eficiente pode transformar sua experiência de viagem e proporcionar praticidade durante seus dias off.
Roupas versáteis
Separe roupas que possam ser fácil e tranquilamente combinadas entre si, criando múltiplos looks com poucas peças. Leve em sua mala de viagem, poucas e somente as que sejam possívem usar em camadas, permitindo adaptação a diferentes temperaturas. Por exemplo:
- camisetas neutras;
- vestidos e saias;
- calças e shorts;
- casacos e jaquetas leves;
- suéteres e cardigans.
Calçados multifuncionais
Pensar no propósito da sua viagem vai ajudar a definir os tipos de calçados que devem estar dentro da sua mala de viagem. Assim, no máximo, leve 3 calçados para usar em diferentes ocasiões.
- Tênis confortáveis: ideais para caminhadas e passeios longos;
- Sandálias ou sapatilhas: para dias quentes ou momentos mais casuais;
- Sapatos sociais: se precisar de algo mais formal, leve um par de sapatos elegantes.
Higiene e beleza
Use frascos de tamanho viagem para produtos de higiene pessoal e cosméticos. As necessaires são ideais para manter todos esses itens de higiene guardados em um lugar só a fim de evitar vazamentos e facilitar o acesso. Dentro dela coloque:
- escova e pasta de dentes;
- desodorante;
- shampoo, condicionador, sabonete, hidratante e protetor solar;
- pente, lâmina de barbear e produtos femininos de higiene.
Tecnologia e acessórios
Atualmente, vivemos quase 24 horas por dia conectados, por meio do celular, tablet ou notebook. Por isso, não esqueça dos adaptadores e carregadores. Por esse motivo, lembre-se de levar em sua mala de viagem:
- os organizadores específicos para manter cabos, carregadores e fones de ouvido arrumados;
- adaptadores de tomada universais para garantir que você possa carregar seus dispositivos em qualquer lugar;
- power bank para carregar seus gadgets em qualquer lugar;
- fones de ouvido para ouvir música ou assistir a vídeos sem incomodar os outros.
Documentos importantes
Os documentos são primordiais, seja para uma viagem nacional, seja internacional. Desse modo, faça cópias de documentos importantes e guarde-as em locais diferentes, como na bagagem de mão e na mala principal. Tenha documentos essenciais, como passaporte e carteira de identidade, em um local de fácil acesso e seguro. Lembre-se de distribuir o dinheiro em diferentes locais para maior segurança.
Itens de emergência
Sempre que for viajar, inclua medicamentos de uso regular. Caso faça a utilização de alguma medicação prescrita frequentemente, também compre e leve a quantia adequada para tomar durante todo o período longe. Ainda, se for para outro país, leve consigo a receita médica e, de preferência, traduzida.
- Analgésicos e antitérmicos para dores de cabeça e febre;
- Curativos e band-aids para pequenos cortes e machucados;
- Pomadas e antissépticos para tratar feridas e picadas de insetos.
Com essas dicas, você poderá arrumar sua mala de maneira eficiente e garantir que tudo esteja organizado e acessível, sem ser pego desprevenido durante a sua viagem.