Temporada de cruzeiros

Início da temporada de cruzeiros 2024/2025 no Brasil

**Início da Temporada de Cruzeiros 2024/2025 no Brasil**

A temporada de cruzeiros no Brasil começou oficialmente no dia 4 de novembro, marcando o início de 170 dias de viagens marítimas pela costa brasileira. Com nove navios operando e uma oferta de 862 mil leitos, são esperados mais de 200 roteiros em 18 destinos nacionais. A projeção é que o setor supere os números da temporada passada, que gerou R$ 5,2 bilhões em impacto econômico e 80 mil empregos.

**Os cruzeiros e o impacto econômico e expansão do turismo nacional**

Além do impacto econômico, os cruzeiros oferecem oportunidades para as cidades de escala, movimentando o comércio e serviços locais. O Ministério do Turismo incentiva o setor com metas estabelecidas no Plano Nacional de Turismo, que visa aumentar o número de viagens internas para 150 milhões. Segundo o ministro Celso Sabino, os cruzeiros são essenciais para esse crescimento, contribuindo com o desenvolvimento da cadeia produtiva do turismo no país.

**Destinos em destaque e preferência dos passageiros**

Segundo uma pesquisa da CLIA Brasil, 92% dos turistas que já fizeram um cruzeiro pretendem repetir a experiência, e 87% querem retornar aos destinos visitados. Nesta temporada, cidades como Angra dos Reis (RJ), Balneário Camboriú (SC), Fortaleza (CE), e Ilhabela (SP) serão algumas das mais visitadas. Com uma extensa costa de 8 mil quilômetros, o Brasil tem atraído um número crescente de turistas nacionais e estrangeiros interessados em explorar o litoral do país.

**Reconhecimento internacional e presença de grandes companhias**

O Brasil se destaca no cenário internacional de cruzeiros e, pela terceira vez consecutiva, foi eleito o melhor destino da América do Sul pelo World Travel Awards. Mais de 30 navios de longo curso incluirão o país em seus itinerários, com paradas em cidades como Manaus (AM), Recife (PE), e Santos (SP). O presidente da CLIA Brasil, Marco Ferraz, destaca a contribuição do setor para toda a cadeia do turismo, fortalecendo segmentos como hotelaria, transporte e comércio.

Compartilhe com os amigos