Uma das grandes preocupações das empresas é com a segurança de seus funcionários quando se deslocam para viagens ou a trabalho de entregas, especialmente no segmento logístico. Afinal, o ambiente fora dos escritórios muitas vezes está sujeito a riscos e desafios, e a atenção para reduzir perigos, como acidentes, assaltos e mesmo falhas na comunicação, é fundamental para o bem-estar de todos os envolvidos.
Felizmente, algumas estratégias preventivas e tecnologias, como a gestão de frotas, estão disponíveis para mitigar esses problemas. Acredite, pequenas ações cotidianas em uma equipe alinhada com as melhores práticas do mercado fazem toda a diferença para uma operação de deslocamento e entrega segura.
Conheça mais a respeito dessas soluções para você também garantir que tudo corra bem durante os trajetos realizados pelos seus colaboradores neste texto.
Treinamento e equipamentos de segurança
Dentro das estratégias preventivas, investir em treinamento e equipamentos de segurança para sua equipe deve ser prioridade. São diversas as opções de cursos, como o de direção defensiva no trânsito, ideal para evitar acidentes. Investir também em capacitação para situações de emergência, como furtos, assaltos e falhas mecânicas, é outra possibilidade interessante.
Uma equipe bem preparada é capaz de identificar riscos e tomar decisões rápidas em momentos de crise, evitando problemas maiores. A empresa também deve sempre se certificar de que os dispositivos de segurança do veículo estejam em ordem, como cintos de segurança, airbags e sistema de freios. Uma dica valiosa é que toda sua frota esteja munida de kit de primeiros socorros.
Especialmente para profissionais de logística, o uso de equipamentos de proteção individual, os “EPIs”, deve estar sempre alinhado com a legislação. Capacetes, coletes refletivos e luvas são exemplos de como a segurança também está nos detalhes.
Investir em tecnologias e planejamento de rotas
Não tem como falar em segurança em qualquer aspecto do trabalho sem mencionar as tecnologias disponíveis e seus benefícios. A principal delas é o rastreamento, ferramenta essencial para monitorar o deslocamento de seus funcionários e se tudo está dentro do planejado. Com o rastreador, também é possível programar sinais de alerta em caso de desvios ou paradas não programadas, facilitando a resposta rápida em emergências, acionando, se necessário, as autoridades.
O planejamento de rotas, feito a partir de ferramentas de geofencing, pode ser muito útil para determinar trajetos não somente a partir das melhores vias, mas por áreas inteiras, evitando assim zonas de alto risco.
Esse planejamento também pode reduzir o tempo das viagens, sejam elas de deslocamento, sejam para entregas, diminuindo a exposição e possíveis situações de perigo. Em sinergia com o rastreamento, é possível fazer uma análise em tempo real de desempenho e segurança de todas as suas equipes nas ruas e estradas.
Protocolos para emergências e comunicação eficiente
Por fim, vamos falar sobre mais dois itens essenciais para o assunto deste conteúdo. Estabelecer protocolos de emergência pode parecer coisa de cinema para os mais conservadores, mas eles são uma ferramenta eficiente para garantir que os funcionários saibam como agir em casos de problemas e imprevistos.
Isso exige treinamento e orientações claras para todos os envolvidos, incluindo os responsáveis por prestar auxílio nessas situações. Um plano de emergência pode conter orientações para lidar com casos de furtos, assaltos e acidentes, por exemplo.
Já a comunicação clara e eficiente se faz principalmente a partir de um canal de comunicação aberto e acessível a todo momento. Em outras palavras, seus colaboradores em deslocamento devem estar aptos a entrar em contato com o escritório sempre que precisarem. Mesmo quando tudo ocorre conforme o esperado, você pode também implementar o hábito de check-ins regulares, especialmente em viagens e trajetos mais distantes.