Cidades do sul: Ah, o Sul do Brasil! Quem nunca sonhou em visitar ou mesmo morar nesse lugar maravilhoso? Essa região é famosa pelas suas cidades com belas paisagens, qualidade de vida e boas oportunidades de emprego. Não à toa, pessoas de diferentes estados e regiões idealizam uma vida melhor e consideram se mudar para essa parte do país.
Isso tem sido reforçado ainda mais nos últimos tempos pelos grandes investimentos em infraestrutura, especialmente em habitações inovadoras, que combinam moradia com lazer e consumo. É o caso, por exemplo, do Amores da Brava, em Itajaí, e tantos outros empreendimentos em cidades como Florianópolis.
O fato é que começar uma nova vida no Sul do país exige planejamento e, antes de mais nada, conhecimento sobre as características e possibilidades que essa localidade pode oferecer. Por isso, continue a leitura para conhecer as principais informações dos destinos mais desejados tanto por turistas quanto por pessoas que desejam morar lá.
Cidades do sul:
Itajaí: infraestrutura, empregos e belezas naturais
O primeiro destino dessa lista pode até não ser tão famoso quanto os próximos, mas ainda assim é um lugar bastante popular. Situada no litoral norte do estado de Santa Catarina, a cidade possui um dos portos mais importantes economicamente do país, gerando diversas oportunidades de emprego e uma economia pujante para seus habitantes.
Sua infraestrutura é moderna e bem planejada, com um bom sistema de transporte público e rodovias que ligam Itajaí a outros destinos importantes do estado, como Florianópolis e Balneário Camboriú. Sobre o mercado de trabalho, as áreas mais promissoras são as de logística, comércio exterior, indústria naval e turismo — especialmente com a crescente relevância da Praia Brava, que tem atraído turistas e investidores.
O custo de vida na cidade é considerado moderado em comparação às grandes cidades e capitais do país, mesmo sendo um destino turístico importante. Aliás, essa característica faz de Itajaí um lugar cheio de lazer e possibilidades de entretenimento para todos os gostos, públicos e bolsos.
Curitiba: a capital moderna e inovadora
Quando se fala em viver uma grande capital, é inevitável não pensar no caos e na desorganização que, infelizmente, são muito comuns em muitas dessas cidades brasileiras. No entanto, a capital paranaense se destaca justamente pelo oposto, sendo considerada uma das melhores cidades para se viver no Brasil.
Isso se deve a características como organização urbana, transporte público eficiente, planejamento saudável e equilíbrio entre vida profissional e pessoal. A cidade oferece uma qualidade de vida elevada e tem sido exemplo em iniciativas ecológicas, tecnológicas e urbanísticas.
O custo de vida em Curitiba é alto comparado a outras cidades do estado, mas está um pouco abaixo da média em relação a capitais como São Paulo e Rio de Janeiro. Os preços para moradia, alimentação e entretenimento variam bastante a depender do bairro, e a cidade oferece possibilidades para todos os orçamentos.
Para aqueles que buscam oportunidades de emprego, saiba que Curitiba tem um mercado de trabalho diversificado, com destaque para setores de tecnologia, serviços e indústria — incluindo multinacionais que oferecem boas possibilidades de carreira.
Florianópolis: qualidade de vida e cenários paradisíacos
Para o fim, deixamos o destino que talvez seja hoje o mais popular em toda a região Sul do Brasil. Seja para turismo, seja para moradia, Florianópolis — ou Floripa, para os íntimos — é um destino muito desejado, especialmente para quem procura um lugar com excelente infraestrutura, qualidade de vida e proximidade ao mar.
O custo de vida na capital catarinense é bastante alto, especialmente nas faixas litorâneas. Ainda assim, muitos avaliam que esse custo se justifica pela qualidade dos serviços públicos, pela segurança e pelas opções de lazer. Floripa conta com boas escolas, hospitais e transporte público.
Parece redundante falar de lazer e entretenimento em Florianópolis, mas vale reforçar. Com mais de 40 praias, a cidade é o endereço ideal para quem ama o mar, mas não somente: trilhas naturais, cultura e vida noturna agitada são parte do cotidiano dos moradores da região.